#CarolViaja: de malas prontas para Portugal!

09:57



Hello, gente!

Tudo bem por aí? Por aqui está tudo ótimo. Depois de passar 13 dias viajando com o boy, eu não poderia dizer que tem alguma coisa errada né? hehehe Quem me acompanha no instagram (@carolburgo) percebeu que eu viajei pra terrinha! Fazia tempo que eu não tirava férias e estava realmente exausta, precisando de um descanso. Além disso, viajar sempre me inspira a criar coisas novas e ter a vista "invadida" por tanta beleza é algo que eu, como libriana convicta, aprecio demais!

Como a vida seria mais incrível se estivéssemos sempre cercados de beleza né? hehehe Apesar de olhar com muito carinho para a beleza que me cerca aqui, na cidade maravilhosa, confesso que o stress diário de trabalho, o cansaço e a realidade social e política do nosso país, me tiraram um pouco a alegria de acordar diariamente. 

Então fui lá pra Portugal com o boy, mostrar o lugar onde eu cresci, visitar as pessoas que eu amo e aproveitar para me conectar às memórias mais doces! Foi uma viagem tão linda, tão cheia de sentimentos, que foi extremamente difícil voltar pro Brasil. 

Mas, bola pra frente né? Resolvi dar uma animada aqui no blog e compartilhar com vocês cada etapa da viagem, começando por este post onde eu vou contar como eu e Igor nos organizamos para viajar, o que levamos, que roteiro fizemos, entre outros detalhes! 

Dinheirinhos!


Antes de começar a viagem é bom ter uma certa programação financeira. Eu e Igor tivemos  imprevistos na viagem, precisamos arrumar hotel de última hora, de forma que nossa pseudo-organização foi pras cucuias, mas no mundo ideal você pode ser mais organizada!

Separei uma quantidade de dinheiro para gastar na viagem com tudo, mas muita coisa foi paga no cartão de crédito, sobre o qual vai incidir uma lindíssima taxa de IOF (6,38%). Se você não tiver economias pra trocar por euros, vai ter que encarar esse imposto tenebroso. Igor comprou euros no aeroporto do Rio mesmo, por uns R$ 3,75 + impostos. 

Fiquei surpresa ao perceber que tudo encareceu em Portugal. Fazia 6 anos que eu não ia e tomei um certo choque. Como Lisboa ganhou um super destaque como um dos melhores destinos turísticos da Europa, o preço de tudo aumentou consideravelmente! Contudo, por incrível que pareça, o preço pra turista de lá é o mesmo do Rio de Janeiro. Fazendo as contas na ponta do lápis, nada do que consumimos lá foi muito mais caro do que seria aqui no Rio, por algo inferior. Ou seja: o Brasil continua sendo mais caro que Europa como era 6 ou 10 anos atrás!

Nosso roteiro

Eu assumo que sou meio ruim pra planejamentos. Então contei com a expertise da minha irmã ultra-organizada, Aimara, e passei um briefing pra ela: "Aimara, quero visitar os lugares mais fantásticos (dentre os milhares que existem em Portugal hehehe), quero comer bem e só ver coisa linda." Basicamente esse foi o meu pedido e Aimara escolheu alguns lugares pra eu levar Igor. Eu conhecia a maioria, mas muita coisa eu não lembrava mais, porque fui quando criança. Este foi o nosso mapa de pontos a visitar:


Portugal é um país bem pequeno, então dá pra ver/fazer bastante coisa em 13 dias. Alguns lugares passamos mais tempo, outros passamos apenas um dia e teve lugar que passamos apenas uma tarde! Mas valeu a pena cada lugarzinho, porque sempre fica aquela vontade de voltar e explorar mais um pouco. :D

Como viajar?


Nosso ponto de chegada foi Lisboa, porque minha família mora por lá. Em Lisboa, é super fácil se locomover de ônibus, metrô ou trem (comboio) pra qualquer localidade nos arredores. Uber também sai baratinho para a maioria dos lugares dentro do centro. 

É bem verdade que você consegue ir de transporte pra qualquer lugar, inclusive de ônibus ou comboio para o norte ou para o sul do país, mas todos os destinos que saíam do perímetro de Lisboa, eu e Igor preferimos ir de carro, o que acabou transformando nossa viagem numa espécie de road trip!


Alugamos um carro na Guerin, empresa que presta esse serviço lá no aeroporto de Lisboa, mas existem muitas outras empresas pra vocês cotarem aqui. Até li alguns péssimos comentários sobre essa empresa, mas fomos com ela mesmo. kkkkk Deixamos pra reservar o carro quando chegamos a Portugal e, naquele momento, foi a oferta mais em conta e deu tudo certo. E aqui ficam algumas dicas que aprendemos em sites sobre locação de carro:

1) Portugal tem muitas estradas privatizadas. Os pedágios não são baratos e, na maior parte das vezes, é cobrado em pontos sem nenhum ser humaninho pra te atender, ou seja: alugue um carro com um dispositivo de Via Verde pra evitar stress. Esse dispositivo computa automaticamente seus pedágios e no final da viagem, quando você for entregar o carro no aeroporto, eles te cobram a fatura do que você pagou nos percursos.

É possível não pagar pedágios? Sim. Mas se você usar o Waze pra viajar pelo país, o aplicativo vai te indicar as rotas mais rápidas. Rotas sem pedágio são as estradas nacionais que, além de não serem tão boas, são mais demoradas e é só pra quem realmente conhece os caminhos. Nós preferimos pagar os pedágios e gastamos cerca de 80 euros por todos. (eu sei, é caro!)

2) Quando alugarem um carro em Portugal, selecionem a opção de tanque "de cheio para cheio". Isso significa que você vai receber o tanque do carro cheio e terá que devolver o tanque cheio também. Se você não selecionar essa opção, é bem provável que a locadora te cobre preços exorbitantes pela gasolina.

3) Escolha buscar e devolver o carro no aeroporto, porque a taxa para entregar o carro num ponto diferente do da coleta é muito alta. Coisa de 80 euros! 

4) Antes de entrar no carro, confira todas as possíveis marcas, arranhões, batidas, na lataria do carro, pra depois a locadora não te cobrar por danos que você não cometeu.

5) Mantenha o carro minimamente limpo pra não te cobrarem taxa de limpeza depois. Se por acaso você quiser atolar o carro na lama, limpe antes de devolver. kkkkkk

6) Certifique-se que você escolheu um carro com quilometragem ilimitada. Existem locações que a empresa delimita a quantidade de quilômetros que você pode percorrer por dia e te cobra pelos quilômetros excedentes, o que praticamente inviabiliza uma road trip!

Onde ficar?


Vou aproveitar o post pra fazer um merchan BÁSICO! hahahaha Eu e Igor íamos ficar na casa da minha irmã Aimara, situada em Campo de Ourique, um bairro de Lisboa que tem cara de interior em plena cidade. Tem transporte na porta de casa, acesso fácil e o apartamento é um charme, PORÉM Igor tem bronquite asmática e não conseguiu sobreviver aos gatinhos lindos da minha irmã. 

E é aqui que entra o merchan: minha irmã vai viajar a trabalho por alguns meses e resolveu alugar seu quarto (lindo!!!) para turistas, através do airbnb. Por isso, quem quiser um quartinho maravilhoso, numa casa de família, pode chegar lá! heheheh Quem vai receber os hóspedes são Safira e Morpheu, meus sobrinhos felinos e a mamis, que cuida dos bichinhos!

Olha o anúncio lindo aqui: https://www.airbnb.pt/rooms/15803479?preview


Os anfitriões fofíneossss hehehe 
Como não fiquei na casa da minha irmã por conta da alergia de Igor, acabei tendo que encontrar um airbnb pra mim e a experiência não foi boa, por isso nem vou indicar pra vocês. Ficamos num apartamento na Mouraria, bairro bem antigo e famoso de Lisboa, mas o apartamento era muito úmido, sem janelas, com um banheiro podre fedendo a esgoto...resumindo, procurem bem onde ficar em Lisboa, porque as regiões mais antigas da cidade são maravilhosas, mas guardam certas surpresas. 

Quanto mais pro centro de Lisboa, em bairros como Mouraria, Alfama, Chiado e Bairro Alto, mais caro será o custo da estadia. Como os transportes super funcionam, eu indicaria ficar em locais um pouco mais afastados mesmo. :)

Antes que o post fique gigantesco, eu vou parar por aqui por que ainda tem muita viagem pela frente e muitas dicas legais pra compartilhar com vocês! 


You Might Also Like

10 comentários

  1. Ahhhh que felicidade ler você outra vez!
    💕

    ResponderEliminar
  2. Ahhhh que felicidade ler você outra vez!
    💕

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! Aguardo ansiosamente pelos próximos posts. Vou voltar a Lisboa e quero ir a uns lugares diferentes!

    ResponderEliminar
  4. Carooool, eu estava com saudade dos seus posts. Que bom q vc voltou ❤️��

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4.11.16

    oi Carol! Que felicidade você compartilhar sua viagem com gente, fico muito contente de você voltar a escrever :) Espero ansiosa pelos próximos post. Estou planejando minha férias ano que vem (no Brasil mesmo, mas especifico em Fortaleza) e esse tipo de post é muito inspirador! Falar de viagem é bom demais :) Bjos :* Izabel Cristina

    ResponderEliminar
  6. Bárbara Adjuto7.11.16

    Que bom que você voltou Carol!

    ResponderEliminar
  7. Eba, super esperando os outros posts!

    ResponderEliminar
  8. Uhul! Que bom que voltou a escrever Carol. Estava com saudade dos seus posts.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oba! Amei o post, quero mais dicas de viagem em Portugal, tenho muita vontade de conhecer e o dia que for lembrarei desses seus posts! ;)

    Beijo!

    Clarissa Carino

    ResponderEliminar
  10. Oba! Adorei o post! Estou de passagem comprada para Portugal em fevereiro e ainda não defini o roteiro, então aguardo ansiosamente os próximos posts.
    Estou em dúvida se alugo carro ou faço os deslocamentos para outras cidades de trem... vou aguardar teus comentários para definir!
    Obrigado!!!

    ResponderEliminar

Subscribe