Um diário de vida, viagens e estilo.

Garimpo online é talento!

junho 06, 2016
Essa é a frase que eu mais escuto das minhas amigas: "minha irmã, como você consegue achar roupa massa no enjoei.com? Eu só encontro coisa feia!!!". Sim, eu não sou apenas a rainha do garimpo em brechós, mas estendo meus talentos de catadora para a esfera online também. HAHAHAHAH O enjoei.com (isso aqui não é publi tá? kkk) é, de longe, a plataforma de compras online que eu mais amo! Adoro aquele vuco-vuco de roupa uó, aquela bagunça de coisa feia. Adoro olhar pacientemente para as milhares de opções que o site oferece e encontrar preciosidades ali no meio. 

Não sei que espírito de catadora é esse que eu possuo, mas eu AMO fazer isso, pra mim é uma terapia. A paixão é tanta que até já pensei em montar uma loja com meus garimpos, pra vender pros outros as coisas lindas que eu encontro. hahahahah Tipo uma curadoria brecholenta para quem não tem a paciência que eu tenho pra encontrar roupas! Mas como eu já tenho projeto demais na minha vida, esse vai ficar pra depois.

O fato é que garimpar é, para mim, um passatempo mesmo. A maioria das fotos do enjoei são um horror, as pessoas não postam fotos legais, que valorizam as peças, então é bem complicado abrir a página do site e achar que tem alguma coisa boa ali no meio. Dá um certo desespero para os corações mais impacientes, mas eu não me deixo vencer pela feiúra e pesquiso tudo com a maior paciência desse Brasil, identificando peças com potencial! O resultado? Encontro O QUE VOCÊ IMAGINAR por ali. Roupas para o dia a dia, sandálias bacanas, almofadas decorativas e, minha mais recente obsessão: vestidos de festa. 

Sim, estou naquela idade onde todo mundo está casando e este ano tenho várias festas para ir. Nunca fui de investir em vestidos de festa, mas além de já ter usado os que eu tenho VÁRIAS vezes (estou enjoada deles!), eu resolvi que queria adicionar peças mais elaboradas ao meu armário. E isso tem uma razão: a gente muda, o corpo muda, os gostos mudam e hoje não me sinto mais tão linda com meus vestidos de festa antigos. kkkkkkkk

Eu sou terminantemente contra gastar rios de dinheiro com roupa de festa, mas queria comprar peças realmente bonitas que, inclusive, eu possa vender depois para alguém que, como eu, quer ir para um casamento linda sem gastar muito. Mas como eu garimpo lindezas com preços que cabem no bolso? Eis aqui o post que vai desvendar esse mistério! hahahahaha

Meu primeiro alvo de todos é o enjoei. Antes de fazer qualquer busca em qualquer lugar (seja site ou loja física), a gente precisa definir o que NÃO queremos de jeito nenhum. A gente nem sempre sabe o que quer né, mas o que NÃO queremos costuma ser uma lista mais fácil de definir. Por exemplo, estes são meus "não-quero-de-jeito-nenhum" dos vestidos de festa:


Eu sou bem chata pra escolher vestido de festa. Vermelho não uso porque a cor me incomoda e porque acho meio chamativo demais pra ir num casamento. Considero meio indelicado que alguém na festa chame mais atenção que a própria noiva e vermelho é uma cor IMPOSSÍVEL de ignorar. Sei que tem quem goste, mas eu não curto. Também não gosto de vestidos rendados, nem tecidos cintilantes ou armados demais como o cetim e o tafetá. No quesito modelagem, eu dispenso os tomara-que-caia, porque acho desconfortável, me sinto "solta" e não curto mesmo o modelo. Então com esta lista, eu já consigo "afunilar" bastante meu campo de busca e isso economiza muito tempo no garimpo!

O segundo passo para uma busca incrível diz respeito ao próprio mecanismo do enjoei. Assim que você coloca na busca "vestido de festa" dá vontade de chorar. Muita coisa terrível, de doer os olhos mesmo. Mas o site oferece algumas ferramentas de segmentação que podem facilitar nossa busca e tornar o garimpo menos sofrível. HAHAHAHA 


Eu nunca seleciono faixa de preço, mas vocês podem fazer isso. Porém sempre seleciono as cores e marcas que mais combinam comigo ou com o estilo de peças que eu gosto. Por exemplo: minhas cores selecionadas são sempre dentro da cartela que eu amo: rosa antigo, bege, cinza e preto. Roxos, verdes, vermelhos, nem olho. kkkkkk. A mesma coisa para as marcas. Existem marcas que tem um estilo de roupa que eu acho legal e sei que os vestidos de festa serão bem mais próximo do tipo de roupa que eu vestiria, como a Zara, Animal, Iorane e Le Lis Blanc. Mas no site tem tudo, até vestido Valentino! Só precisa ter o bolso né? kkkkk


Uma das ferramentas mais legais do enjoei (e que nem todo mundo usa!) é essa negociação de preço aí. Eu estipulei que não pago mais de R$ 350 num vestido de festa. Então, além de não selecionar vestidos muito mais caros que isso, eu procuro sempre negociar algo em torno desse preço. Então se a peça custar até uns R$ 400, eu peço os 50 de desconto. O máximo que pode acontecer é a pessoa não querer vender e aí tudo bem. Mas negociar é fundamental e rende ótimas compras!

Eu sempre salvo todas as peças pelas quais me interesso, mesmo que não seja para comprar naquele momento. Assim vou acompanhando os preços das coisas e de vez em quando rola uns descontos massa! Não tenho $$$ pra comprar tudo que eu vejo, mas tá ali, no cantinho dos desejos! hahahaha

A última dica é igual para qualquer tipo de garimpo: ter paciência. MUITA. Paciência pra ir lá ver todas as peças, passar todas as página. Não tem jeito. Garimpo é exercício de paciência. Não tem como fugir disso, tá?

E este foi meu último achado no site: um vestido de festa que usei este fim de semana para ir a um casamento lindo lá em Itaipava:


O vestido é da Animale, todo bordado com florzinhas de couro e vidrilhos. Um tipo de bordado bem diferente né? O vestido é exuberante na medida certa. A Animale é uma marca ótima para encontrarmos vestidos de festa um pouquinho fora do comum. Além do achadinho maravilhoso, eu negociei um frete sedex com a dona do vestido e foi uma experiência de compra super legal!

Como sou filha de costureira, identifiquei alguns probleminhas no vestido, que não deu tempo de resolver para o casamento, mas que eu ajustarei com certeza. Exemplos: 

1) a cava do vestido é MUITO grande e meio que mostra os peitos do lado. hahahahah Dei um pontinho nas laterais, mas depois vou ajustar corretamente. 2) o bordado faz o vestido ficar meio pesado, então o elástico que tem na cintura não é apertado o suficiente para segurar o vestido na cintura. Ele fica "caindo" e eu fiquei pisando no vestido durante a festa inteira. Até que alguém pisou no vestido também e rasgou um pedaço da bainha. :'(  3) para resolver esse problema sem precisar desmanchar a cintura toda da peça, eu vou encurtar o vestido e transformar num comprimento longuete, acima do ossinho do calcanhar. Vai continuar clássico, sem perder o estilo do vestido e ainda mais moderninho!

Então é isso gente. A gente garimpa, encontra peças incríveis, às vezes fazemos um ajustezinho bobo, mas tudo isso é muito mais legal do que pagar muitos reais para comprar um vestido de festa caríssimo né? Eu sou do time que prefere o garimpo! Pra completar a produção, eu mesma fiz a make e o cabelo. Porque também sou dessas que morre só de pensar em gastar muitos dinheiros num salão. hahahahaha

E vocês? Conseguem fazer bons achados na internet também ou morrem de preguiça de garimpar??? kkkkkkk

21 comentários on "Garimpo online é talento!"
  1. Carol, adoro garimpar o enjoei tb! É terapêutico! Algo que eu faço muito tb é olhar os comentários nos anúncios, às vezes as descrições não são muito completas e nos comentários pode ter dicas preciosas (medidas, tecido etc.), ou então o pessoal já questiona se o vendedor topa abaixar o preço...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Eu vendo no enjoei tb. Apenas peças em bom estado de conservação e coloco o máximo de informação possível. Muitos vendedores não dizem quase nada sobre o produto ou querem vender um produto completamente acabado, acho uó. Nem sempre consigo fotos boas, mas coloco o máximo possível, coisa que tb acho fundamental, um número razoável de fotos. Tem loja que coloca 1 única foto, não dá pra ter real noção de como é. Procurando bem dá pra achar bastante coisa legal sim!
    https://www.enjoei.com.br/ciclicastore

    ResponderEliminar
  3. Lindo o vestido Carol, pena ter rasgado :( Dependendo do valor acho que compensa mesmo um usado, ou até alugar! Ah, make e cabelo eu também faço, me dá desgosto só de pensar em pagar caro e não ficar bom. Confio mais em mim do que em muito profissional por aí!
    www.simpleness.com.br

    ResponderEliminar
  4. Estou aprendendo a garimpar, mas com o enjoei não tive muita paciência ainda. O que ando fazendo é entrando em sites como a Dafiti, selecionando o meu tamanho e o valor de até 50 reais e olhando todos os produtos, mesmo que dê 20 páginas de resultado por exemplo haha. No caso da Dafiti, para o meu estado, sai frete grátis por no mínimo 150 reais. Logo, dá pra comprar muitas coisas boas e bonitas, só tem que ter paciência para olhar e imaginar se dará certo ou não contigo rs.

    ResponderEliminar
  5. Eu até ~gostaria de gostar~ do Enjoei e ter paciência pra procurar lá no site, mas todas as vezes que fui eu fiquei meio impressionada com roupas absolutamente banais e CARAS (banais tipo regata de malha de loja de departamento), maquiagem mais cara do que a nova na Sephora (e sem estar em promoção!)- sendo que na Sephora o frete ainda é grátis-, sapato usado com preço similar ao que a marca pratica nas lojas, lojinha de blogueira vendendo coisa manchada e cara, vendendo ecobag promocional de marca de sei lá o quê (dada de graça)por um preço meio vergonhoso, vendendo "itens de decoração" que você encontra nas Lojas Americanas, porém inflacionados só por estar lá e por aí vai (falo de mais de uma blogueira e não de você, é importante dizer). Sei lá, achei que tem tanta gente aproveitando o hype pra ser oportunista que eu peguei um bode irreversível do site.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21.7.16

      acho a mesma coisa, e preço de coisa usada igual a uma nova é o que mais se vê, principalmente quando é de fast-fashion. Devia ser bem barato mesmo, já que é tudo usado, tipo 1 real, 10 reais, 50 reais no máximo. Se não é melhor comprar novo, vendo e sem avarias.

      Eliminar
    2. isabela21.7.16

      acho a mesma coisa, e preço de coisa usada igual a uma nova é o que mais se vê, principalmente quando é de fast-fashion. Devia ser bem barato mesmo, já que é tudo usado, tipo 1 real, 10 reais, 50 reais no máximo. Se não, é melhor comprar novo, vendo e sem avarias.

      Eliminar
  6. Também adoooro fazer isso no enjoei, Carol. Mas só faço mesmo quando já tenho algo em mente, se não fico sem controles!
    A NASTY GAL começou assim, do talento da Sophia Amoruso para garimpar e revender seus achados no ebay ;) No livro dela ela conta tudo, indico a leitura!

    Beijão

    ResponderEliminar
  7. ei carol!
    c não acha esse modelo muito evasê pra se cortar longuete?
    vai ficar parecendo oq chamamos aqui de ''pega frango''. eu trocaria esse elástico ou então usaria com um saltão mais alto!

    ResponderEliminar
  8. ei carol, só faltou vc contar qual é o seu enjoei pra gnt ver seus yeah yeah :P

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro garimpar...mas nos sites de lojas, na parte off. Algumas lojas tem reposições diárias e tbm algumas já sei até a hora que entra os produtos! hahahahaah rata de bazar on line! Embora eu fique as vezes angustiada quando entra muita coisa boa e eu não possa comprar nenhuma as vezes, eu adoro olhar! hahahahaha

    ResponderEliminar
  10. Carol, você é linda e tem super bom gosto... o que pode sair errado??
    Primeira vez que comento, embora seja a milésima que visito o seu blog :D
    Felicidades!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. O enjoei era uma plataforma de brecho online incrivel, porém INFELIZMENTE anda passando a perna nos vendedores. Além de cobrar, muitas vezes, taxas exorbitantes como 50% (quando eles dizem cobrar somente 20), repassam tudo ao MOIP, que tambem tem sua propria taxa de saque. Como compradora, a plataforma é ok, mas como vendedora, é o mais puro e escandalizador ROUBO que voce pode imaginar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10.7.16

      como assim, 50%??

      Eliminar
  12. E a pergunta que não quer calar: quanto custou esse vestido da Animale?

    ResponderEliminar
  13. Adorei as dicas e o vestido é deuso!

    Possuo vários vestidos de festa na minha lojinha pra vender, vale a pena dar uma olhadinha ;)
    https://www.enjoei.com.br/carolina-80b8b5

    ResponderEliminar
  14. eu adoro o enjoei, apesar da exploração em cima dos vendedores - temos desconto de anúncio e também no frete. comprei recentemente um vestido da totem por um preço ótimo e fiquei super feliz! e eu estou vendendo um vestido de festa de seda da shop 126 bem no limite do seu preço, usado apenas uma vez :) enjoei.com.br/cositas ;)

    ResponderEliminar
  15. Eu amo enjoei !!! Ah Carol , só tenho vestido de renda de festa !! hahaha Eu adoro uma costureira, ai uso uma vez e coloca lá para vender !!

    ResponderEliminar
  16. Eu não tenho o menor talento para comprar coisas pela internet, menos ainda, roupas! Preciso pegar na peça, sentir o tecido etc. porque não consigo imaginar o caimento da roupa e nem ela no corpo só de ver foto...

    Já a minha irmã, ela sim, tem talento para brechós, tanto físicos quanto virtuais, e vive comprando peças bacanas por precinhos ótimos.
    Aliás, ela está montando com uma amiga exatamente o que você falou: um bazar online que funciona como espécie de curadoria, elas vão selecionar as peças (de amigas, de brechós físicos ou virtuais), fazer pequenos ajustes ou consertos necessários e depois vender com uma pequena margem de lucro! Achei a ideia ótima, para quem tem esse talento, vale a pena usar! rs

    Beijos!!!

    Clá | http://www.umagarotacarioca.com.br

    ResponderEliminar
  17. Que legal Carol!! Eu também adoro comprar no enjoei! Às vezes tem até itens nunca usados com um preço bem legal! Se quiser passa conhecer minha lojinha :) www.enjoei.com.br/juliana-c2ba81
    Beijos!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo9.7.16

    Eu procurei tanto esse vestido nas lojas e na internet e nunca encontrei :'( não tinha mais...
    Caso você não queira mais, algum dia, eu vou querer hahahaha sou apaixonada por ele!!! *-* Bjs, Cecília.

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature