Um diário de vida, viagens e estilo.

Mudança de apartamento: inspirações para decorar a sala

maio 20, 2016
Nem sei mais o que precisa mudar na minha vida, mas a sensação que eu tenho é que eu era uma larvinha num casulo e, de repente, a natureza me chamou pra ser borboleta. É que estou num momento de vida muito "desabrochante" em muitos sentidos!

Apareceu um amor, um trabalho paralelo à Prosa, uma renovação de armário e finalmente uma mudança de apartamento! Se meu coração fosse um mundo, eu diria que as placas tectônicas estão causando grandes abalos por aqui! Estou naquele período de transição, entre o desconforto da bagunça interior e exterior e a esperança de dias mais calmos. 

Se por um lado não tenho conseguido encontrar tempo pra viver na rua, na diversão, na night, na zuêra kkkkkk, por outro lado tenho tido tempo para uma profunda comunhão com meus pensamentos. Diariamente revejo tudo, minhas coisas, meus apegos, meus comportamentos e acredito que, depois dessa turbulência de coisas acontecendo, chegarei num estado de alma mais tranquilo.

Por enquanto vou mudando tudo, da roupa que me veste a pele, até o chão que piso e o teto que me cobre. E é sobre isso que vou falar hoje! Esta semana me mudei junto com o boy! Estou exatamente no mesmo prédio, apenas subi um lance de escadas, mas o apartamento novo é todo reformadinho, branquinho, clarinho...um sonho. Moramos de aluguel, porque comprar ap no Rio é praticamente um consentimento de assalto, então não vai rolar.


Além do ap estar todo reformado, ele tem uma espécie de varanda muito fofa, em que os donos mantiveram os azulejos originais, o que dá um contraste bom com o porcelanato moderno do resto do apartamento. Em resumo: esqueci que vou casar e estou pensando APENAS na decoração do novo lar! O casamento ficará para depois. hehehe


Por isso resolvi fazer alguns posts com minhas inspirações de decor pra nova casinha e hoje vou começar essa saga de posts pela sala. Pensei em fazer  uma decoração minimalista, com poucos elementos, formas geométricas. Sem excessos. Mas tive receio de acabar transformando minha casa numa espécie de hospital, super fria e sem vida. Essa tendência minimalista pegou com força todas as esferas da visuais da nossa vida. O minimalismo está fortemente presente no visual das propagandas, lookbooks de moda, perfis de instagram, moda e, claro, decoração. Apesar de achar a coisa mais linda do mundo esse mood industrial-escandinavo, acho que meu estilo (e o do boy!) não chega a ser tãooooo esvaziado de elementos. Por isso quero trazer para nossa casa uma mistura de peças minimalistas com itens mais rústicos.


Dá pra usar um tapetinho geométrico, um abajur metalizado e móveis com design bem minimal, sem precisar que a casa inteira seja branca e cinza né? Eu particularmente gosto de casa aconchegante, com cara de que mora gente dentro dela. Casa extremamente geométrica, sem uma baguncinha aparente, sem uma manta de sofá caída pros lados, uns livros irregulares na estante, parece showroom de feira de decoração e me dá um certo desespero entrar em casas assim, onde a gente fica até constrangida  de sentar no sofá e quebrar toda a exatidão germânica do lar. kkkkkkk


Então eu quero sim apostar em peças minimalistas pontuais na decoração, mas estou em busca de outros elementos de universos diversos, para fazer um mix de artigos bem variado, com bastante textura, conforto e pitadinhas de cor. Para quem não sabe, meu antigo apartamento tem o chão cor de telha e eu era muito incomodada com essa cor espalhada pela casa toda. O novo ap tem chão claro e quero que essa claridade permaneça na decoração da casa.


Além da inspiração visual, selecionei algumas texturas que quero trazer pra dentro de casa e garantir esse aconchego. Quero muito ter peças em metal acobreado, (tô curtindo essa tendência), mas só em alguns pontos bem específicos pra não enjoar. O resto é muita plantinha, tapetes e madeiras rústicas e tons mais quentes na mobília. Como a casa é toda branca, a cor vai vir assim, nesses detalhes, mas sempre de forma muito natural. Não pretendo ter paredes coloridas (já tive uma vez, pra nunca mais na vida!) nem quero encher a casa de trecos decorativos. Apenas o suficiente pra ficar clean, aconchegante e com o mínimo necessário para ter conforto. :)

Depois compartilho com vocês as inspirações para o quarto! Também estou gravando um vlog para mostrar a casinha pronta. Por enquanto está tudo um verdadeiro pandemônio aqui, mas assim que tiver tudo no lugar (vai demorar um pouco), eu mostro o resultado aqui no blog! \o/

12 comentários on "Mudança de apartamento: inspirações para decorar a sala"
  1. Carols, amei suas inspirações, de fato são sim a sua cara! :D Piso faz uma diferença surreal no ambiente e entendo o seu incômodo no apê antigo, eu vivo aflita olhando pros rejuntes escuros do piso do meu, grr. :/ O minimalismo é uma tendência que se aplica em vários campos, tenho tentado ser mais "minimal" no vestuário e confesso que estou apreciando bastante essa praticidade, mas em ambientes eu ainda acho meio impraticável. Acho que curto uns entulhamentos e uma baguncinha, dá sensação de aconchego... kkkkk :D

    Beijo, sua linda.

    ResponderEliminar
  2. Ai Carol, que amor! Eu adorei tuas referências. Acredito que o que diferencia uma casa de um lar é justamente o carinho e a paz que tu sente ao entrar. Sempre busquei deixar o meu cantinho com o máximo de conforto e leveza. De frieza, já basta o mundo lá fora, né? :) Ansiosa pelos textos que virão! Um beijo e boa sorte na construção do teu novo lar.

    ResponderEliminar
  3. Eu irei mobiliar uma casa em breve, na gringa. Acabei comprando umas cangas grandes no Rio pra levar cor e brasilidade, pro meu sofá. Porque gosto muito dessa pegada minimal, mas tem isso: tem que ter cara de quem mora gente dentro, que é aconchegante.

    ResponderEliminar
  4. Oi Carol,
    Parabéns pelas mudanças!!!!
    Veja o IG @apartamento.33, uma das inspirações para o estilo escandinavo
    Adorei q a decoração também estará mais presente por aqui.
    Bjussss

    ResponderEliminar
  5. Ah Carols já imagino como seu apartamento vai ficar lindo, a iluminação natural que entra é maravilhoso. Me diverti muito com os snaps da faxina e o merchan de veja multi uso hahahahahahahahahahahaha amo te acompanhar nas redes sociais <3

    ResponderEliminar
  6. Carol, busque boas inspirações no Pinterest (aliás, acho que vc já está segundo, reconheço alguns cenários, o meu é loiolaalana > https://br.pinterest.com/loiolaalana/decora%C3%A7%C3%A3o-para-casa/). Tenta ver a questão de elementos de cores pontuais, por exemplo, um sofá rosa seco, ou amarelo, ou vermelho, ou terracota, com um poltrona mais cara de rústica, mistura elementos terrosos, com cores pontuais, cores que se casem, um ou duas repetidas pela casa e os elementos minimalistas vão ficar acentuados, mas com um charme diferentão, hehe. O chão dá muita iluminação na casa, se for pensar em tapetes pensa naqueles mais parecidos com a cor do chão, só que com um pouco de relevo, ou geométricos. O importante é deixar a casa a cara de vcs, tipo: "nossa esse ap é da carol burgo e do boy dela, é a cara deles" hehe, o amor sempre ajuda também a gente se inspirar melhor. Não sou decoradora, nem nada do tipo (me passando com essas dicas, rs), mas gosto muito, ainda não tenho meu próprio cantinho (vivo com os pais:x) mas me inspiro muito, o nosso lar é um pedacinho da nossa alma e do nosso momento emocional, principalmente quando se trata de librianas (também sou , hihi). Boa sorte!!! Muito amor seu cantinho novo. ;D

    ResponderEliminar
  7. Carol, não queremos ver só quando tiver pronto, queremos também o durante, a bagunça! heueheue
    Planta sempre traz um aconchego pra casa. Olha uma zamioculca, ela é linda, muito resistente e vai dar o maior charme na tua varanda.

    ResponderEliminar
  8. Natália Figueirôa24.5.16

    Oi Carol! Li essa matéria, e achei muito sua cara:

    https://www.hometeka.com.br/inspire-se/bom-gosto-e-mau-gosto-o-que-os-define-e-porque-eles-importam/

    Beijo!

    ResponderEliminar
  9. Adorei as inspirações.
    Compartilho do mesmo sentimento que o seu sobre essa tendência escandinava, de casa certinha demais. Adoro o estilo, mas tem que ter cara de casa mesmo, não de show room, milimetricamente perfeito.

    ResponderEliminar
  10. Vai mostrando o processo todo, Carol! A gente ADORA!

    E parabéns pela nova casinha, novo momento, nova fase!! <3

    Beeeijoca!

    ResponderEliminar
  11. Genteee, essa varanda, esses azulejos... lindos! *_*

    Que delícia decorar apê novo, né?!

    Beijo!

    Clá | blog Uma Garota Carioca

    ResponderEliminar
  12. Anónimo9.5.17

    Eu comprei meu apartamento já decorado. A decoração original dele é péssima.

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature