Memória Afetiva

07:57

"A memória afetiva é fundamental no nosso processo de desenvolvimento psicológico, de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal. Quando trazemos à tona nossas memórias afetivas estamos elaborando e compreendendo experiências carregadas de afetos do nosso passado e que se depositaram, no fundo da alma, fazendo parte assim da edificação do nosso ser.” Vanilde Gerolim Portillo - Psicóloga Clínica.

Memória Afetiva foi o nome que escolhi dar para a coleção de verão da Prosa. Se tem uma coisa que nem sempre é fácil, é começar uma nova coleção, mas à medida que o tempo passa, eu vou encontrando cada vez mais o DNA da minha marca. Se no começo eu fazia estampas que considerava apenas bonitas, aos poucos vou conseguindo transformar meu trabalho em algo mais consciente, com um propósito. Não foi fácil identificar a alma da Prosa e eu precisei ter verdadeiros momentos de desespero e tantos outros de total falta de rumo, para encontrar um caminho leve e assertivo no meio do caos. É que quando a gente começa uma marca, a gente quer fazer tudo. Criar loucamente, produzir mil coisas e é natural nos perdemos de vez em quando.

Mas aí, como diria Albert Camus, "no meio do inverno eu descobri um verão invencível". Algo muito forte e tão único por que foi vivido e sentido apenas por mim. Foi um resgate das minhas mais doces lembranças infantis. E mais, foi o nascimento de uma nova proposta criativa para a Prosa: a de que cada estampa precisa contar uma história.

A coleção Memória Afetiva vai chegar aos poucos na loja. Uma estampa por vez em peças bem exclusivas. Por quê? Por que esse é o nosso ritmo por enquanto. Com essa coleção eu quis transformar minhas memórias em estampas com significado e todas elas foram criadas a partir de aquarelas que fiz. A primeira estampa se chama Poppy e é inspirada nas papoulas que floriam o caminho entre minha casa e a praia, quando eu era criança. Mais especial do que ver esse trabalho nascer, é o universo ter promovido meu encontro com minha irmã caçula que até hoje mora em Portugal e que eu não via há 5 anos, o que me possibilitou fotografar essa estampa com ela, minha parceira de todas as trelas, meu pitoco de gente que eu carregava para a praia, catando flores no caminho.


Essa coleção é tão especial que rendeu até um vídeo onde eu conto um pouco do meu processo criativo e afetivo com as aquarelas que desenvolvi para este verão. Espero sinceramente que gostem, pois amanhã esta estampa estará à venda na loja online, a partir das 20h. :)




You Might Also Like

23 comentários

  1. carolina.4.11.15

    perfeito, carol! amei o vídeo, amei a estampa nova e amei as fotos do post. seu trabalho é incrível, porque você é uma pessoa incrível! muito sucesso para você e para a prosa nessa nova coleção :)))) adoraria ver mais vídeos como esse, nos quais você mostra um pouco mais do processo criativo por trás da prosa. isso nos aproxima mais do seu trabalho, que deixa de ser somente "mais uma saia" (que você pode comprar em qualquer lugar) e passa a ser uma saia com história, com sentimento... e é isso que torna a prosa única.

    ps: eu já comentei isso numa foto sua, mas sonho até hoje com uma coleção da prosa baseada nas suas ilustrações de coração. eu as amo e as acho muito intensas. quem sabe numa coleção de inverno eu não possa sair por aí com um dos seus corações... hehehe #tenhofé

    ResponderEliminar
  2. quanta alma nessa prosa! parabéns, tá lindo, tem amor, tem talento... o sucesso é só consequência!
    =)

    ResponderEliminar
  3. Carú4.11.15

    Carol do céu, que campanha mais linda! <3
    Fiquei emocionada!
    Que especial, estampas lindas e cheias de sentimento.... tudo na vida devia ser assim, feito de dentro pra fora.
    Parabéns, mulher! Tô ansiosa pra ver tudooooo!

    Muito sucesso para a Loja Prosa e você.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Shahla Maya4.11.15

    Amei a edição do vídeo Carol! Muita sensibilidade nessa estampa. Estou aqui contando os minutos para ver o site da Prosa todo florido :). Estou muito feliz em poder ter um pouquinho de toda essa preciosidade que é o seu trabalho aqui no meu dia a dia. Nas almofadas que alegram a minha sala, nos cartazes emoldurados e nas minhas roupas que tenho o maior cuidado! Nem coloco na máquina de lavar ! hehehhehe Muito sucesso para a Prosa! Um grande beijo!

    ResponderEliminar
  5. Mariana4.11.15

    Oi Carol,
    tudo muito lindo, seu trabalho realmente é revigorante e primoroso. Eu sou bióloga e sempre me sensibilizo com suas ilustrações e interpretações da natureza. Por conta disso queria fazer dois comentários com você. O primeiro deles é sobre uma ilustradora botânica impecável, a Margaret Mee, uma mulher maravilhosa com um olhar minucioso sobre a flora, Talvez você já conheça mas se não conhece fica minha indicação. O segundo comentário é sobre formas maravilhosas que a natureza tem e são invisíveis a olho nu. Um simples microscópio pode revelar uma infinidade de organismos multicelulares, é muito lindo de se ver, Carol. As diatomáceas, responsáveis por grande parte da produção de oxigênio do fitoplancton são de uma beleza variada, obscena. Técnicas simples de coloração de plantas também mostram padrões maravilhosos. Aliás, tanto aquilo que é padrão quanto o que é inédito na natureza me faz supeitar que a nossa prepotência não passa de pura ignorância. Bom, falei demais...espero que você entenda o desabafo de uma apaixonada.
    abraços

    ResponderEliminar
  6. Anna Carolina Bard4.11.15

    Adorei o post, o vídeo.
    Você de fato tem talento de sobra e sua marca veio para fazer a diferença!
    Sou sua leitora há um bom tempo, desde que vc morava em Recife!
    BEIJOSS! ;)

    ResponderEliminar
  7. Sua voz é linda, seu trabalho é lindo, você é inteira bonita. Adoro te seguir, acho teu trabalho sincero e cativante! Um beijo

    ResponderEliminar
  8. Ana Carolina4.11.15

    Arrasou, Carol! Adorei tudo! A estampa, o vídeo, as fotos, tudo lindo! Me deu vontade de começar a pintar em aquarela. Estou ansiosa para ver essas peças amanhã!

    ResponderEliminar
  9. Que coisa incrível, parabéns Carol por conseguir chegar cada vez mais perto da sua essência, se esse não for o sentido de criar, qual será né? Mais do que criar coisas bonitas, com certeza, parabéns de novo! ps.: sua irmã é linda!

    ResponderEliminar
  10. Karin4.11.15

    Carol, q delícia ver este vídeo tão bem filmado, editado e elaborado e ouvir vc falar! Amei a nova proposta criativa da Prosa! Mto sucesso pra este trabalho lindo que vc faz! Fiquei mto feliz de ter conhecer no Cluster e ter conhecido o seu trabalho de perto. E claro, de ter arrebatado umas pecinhas tb! E faço coro com a Carolina (do primeiro comentário): torço para q um dia vc lance uma estampa com os seus famosos corações!

    PS: aproveitando este comentário, venho elogiar efusivamente a sua publicação de ontem "Mudando o jogo"! É por essa eloquência maravilhosa q vc se destaca na blogosfera! Parabéns! Amo ler seus textos!

    ResponderEliminar
  11. Que lindo, Carol! Te acompanho desde quando moravas em Recife, e é incrível como o blog aproxima a gente... Fico muito feliz com as suas conquistas e realizações... é como se você fosse da familia! :)

    Tudo LINDO! Beijo enorme!

    ResponderEliminar
  12. Renata5.11.15

    Carol, tudo maravilhoso e inspirador.
    Do texto às fotos, da estampa ao vídeo, de você à sua irmã, enfim... parabéns!
    =)

    ResponderEliminar
  13. Linda a estampa, e adorei o conceito que você criou para essa coleção! Doida para ver as outras estampas, depois que comprei um bikini na Prosa acho que estou me viciando no seu trabalho, hein? rs


    Beijos!

    Clá | blog Uma Garota Carioca

    ResponderEliminar
  14. Carol Burgo5.11.15

    vamos lançar agora só uma estampa e em dezembro lançamos mais 2! muita coisa linda vem aí ainda. <3

    ResponderEliminar
  15. Carol Burgo5.11.15

    que amorrrr! obrigada, Bruna! <3 <3

    ResponderEliminar
  16. Carol Burgo5.11.15

    Mariana...você está fazendo spoiler da minha próxima coleção sem nem saber. heheheheh eu sou APAIXONADA pelas belezas naturais e sempre sonhei ser bióloga, tinha microscópio quando era criança e era vidrada pela vida só marinha. então aguarda a próxima coleção por que você vai amar com certeza. hehehe beijos

    ResponderEliminar
  17. Mayara Vilela5.11.15

    Como lidar com o fato de que eu nem vi as outras estampas e já sei que vou querer uma peça de cada ?!
    <3
    Apaixonante seu trabalho, como sempre!
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  18. Natalie6.11.15

    É por esse e vários outros posts seus que eu AMO esse blog.
    Tá maravilhosa a estampa.

    ResponderEliminar
  19. Mariana6.11.15

    Ahhhh que linda você... acho que isso é sintonia, sou leitora desse blog faz uns 5 anos já. Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  20. Carol, que estampa maravilhosa! Parabéns =D
    A saia longuete vai ter reposição? Diz que siiiim.. hahaha

    ResponderEliminar
  21. Carol... muito lindo o vídeo e a estampa. Obrigada por enriquecer o mercado da moda.
    Gostaria de saber se você também vai vender a blusa (camisa, bolero, não sei ao certo) que você está usando nas fotos, uma que parece bordada e que tem um coração na frente. Se caso não for vender, poderia dizer onde comprou?

    Bjssss e muito sucesso

    ResponderEliminar
  22. Janaína8.11.15

    tu és foda!!!! nada mais! foda em todos os sentidos!!

    ResponderEliminar
  23. Célia Rodrigues29.11.15

    Gostei muito das peças. Parabéns! A sua loja só vende no Brasil? É que não percebi se voce vive em Portugal ou no Brasil. Como eu vivo em Portugal, se houvesse loja cá, eu iria adorar.... ;-)

    ResponderEliminar

Subscribe