As oito portas da ineficiência

17:22


Ou: uma crônica cômica sobre meu armário trágico



Gente, que coisa louca é essa de tentar mudar meu armário para algo mais funcional. Aproveitei as liquis das lojas para adicionar algumas (5) peças MUITO básicas ao armário e tirar outras que não uso tanto. Uma das minhas técnicas para não acumular tanta roupa é: sempre que eu compro um item, eu me obrigo a tirar um (ou dois ou três) do armário. Mas mesmo com essa técnica super moderna kkkkkk, eu ainda sofro com excesso e tenho certeza que minhas roupas procriam sem meu consentimento.

Quando me mudei de casa senti a necessidade de comprar um guarda-roupa espaçoso e procurei muito até encontrar um que não fosse tão caro (catei um nessas lojas super populares) e fosse grande o suficiente para caber tudo meu lá dentro. Em vão. É que esses guarda-roupas não são projetados de forma funcional. Sobra espaço, mas faltam nichos para coisas específicas. Em resumo, o que eu precisaria era de um closet dos sonhos, mas a realidade é impiedosa e eu adquiri 8 portas de pura ineficiência parceladas em 12x sem juros.

Comprei o tal armário. Ele ocupa uma parede de 3 metros inteira, é um elefante bege branco empacado no meu quarto e hoje, se eu pudesse, faria uma fogueira de São João com ele. Já perdi as contas de quantas peças tirei para colocar à venda no meu bazar (que está virando lenda por que as peças nunca têm fim) e mesmo assim o armário continua cheio. O motivo? Ele definitivamente não é bem projetado!

Eu confesso, sou uma bagunceira patológica, mas mesmo assim me surpreendo como a gente acumula trecos na vida, para os quais não existem recipientes/nichos/casulos em nossos armários. Minha crise de estilo está virando uma crise de decoração do lar, tomando proporções estratosféricas! kkkkk Alguém me segura?



Meu armário é um estorvo do design. Poucas e rasas gavetas onde mal cabem as calcinhas, meias, biquinis e sutiãs. Muito espaço para pendurar roupas em cabides, porém com prateleiras embaixo que não deixam que eu pendure roupas mais longas. Nichos muito espaçosos que apenas me permitem pilhas de roupa altas, que tombam para o lado. Um varão para calças, de onde é praticamente impossível tirar a calça sem derrubar o varão (daí não utilizo esse espaço). Um local para sapatos onde cabem apenas uns 5 pares. Ou seja: esse armário ocupa um espaço gigante, mas tão mal aproveitado, que eu acho que minha arara + estante que eu usava no outro apartamento, eram mil vezes mais organizadas que meu atual e péssimo investimento.



Então, enquanto o closet perfeito não chega, eu vou sonhando com uma vida onde terei menos roupas e as poucas que vão sobrar, eu vou conseguir ver dentro do armário. Um futuro onde meus brincos, pulseiras e anéis não estarão escondidos dentro de caixinhas fechadas, no fundo escuro e inóspito do meu armário. Vou sonhando com o dia em que meus sapatos poderão dormir DENTRO de algum lugar onde eles não sejam diariamente soterrados pela poeira louca do apartamento em obras do vizinho. O momento em que eu vou abrir minha gaveta de calcinhas sem que elas se joguem aos meus pés, ou ainda aquele minuto em que eu puxarei minhas calças de um varão FIRME, que não desabará na minha mão. Por fim, vou sonhando com um closet seguro, cujas portas não fechem nos meus dedos e sim quando eu de fato, empurrar as portas. hahahahahaha

Seria trágico se não fosse cômico. Essa renovação no armário tem me feito olhar para TUDO o que eu comprei nos últimos anos  de um jeito totalmente diferente. Parece que meu problema com o estilo é, na verdade, um problema de escolhas como um todo, que abrange desde as roupas que compro, até os móveis da minha casa, meus objetos de decoração e até a COMIDA (que eu também tenho mania de comprar coisas que não consigo comer depois)!!!



Ou seja: ME INTERDITEM. kkkkkkk

Beijos, Carols

You Might Also Like

21 comentários

  1. Amina23.7.15

    Carol,apesar da sua visão negativa em relação ao seu armário....rsr então participe da campanha: "Faça uma leitora feliz,rsrsr doe seu armário excelente(elefante para Carol) para ela!!!Tudo que eu queria!!

    ResponderEliminar
  2. Luana Figueiredo23.7.15

    Carol, moro em uma casa alugada que já tem enormes armários, com divisórias mal organizadas e acabo tendo o mesmo problema que você. Uma coisa que fiz e amenizou o problema, foi reorganizar as prateleiras. Tirei de alguns lugares e coloquei em outros, formando nichos menores, deixando mais espaço pra os sapatos. Meu marido fez isso só com pregos e martelo. Talvez com ajuda do namorado vc consiga melhorar isso tb!

    Também preciso fazer melhores escolhas como você kkkkk

    Bjos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Nossa Carol, hoje estava arrumando o armário e pensei exatamente a mesma coisa, em quem projeta essas coisas... com certeza n são mulheres,,, obviamente pensaríamos nesses detalhes! Mudei pra um apê que já tinha seu próprio elefante branco, fui obrigada a ficar com ele e sinto muita falta das araras, prateleiras e nichos do meu antigo closet... estamos juntas.... na boa... vende, taca umas prateleiras enormes na parede, depois vc tampa os buraquinhos e pinta qdo sair! Mas nd como ver suas roupas... as bijus... e td mais...

    ResponderEliminar
  4. taís23.7.15

    Carol, sugiro que tente melhorar seu armário, visto que as parcelas sempre pesam na consciência e no salário. É fácil comprar MDF e nichos para anexar ao armário hehe, melhorando o espaço, também pode mover ou retirar prateleiras que atrapalham. Tinha um armário de gramado ótimo que infelizmente foi atacado por cupins e teve que ser jogado fora, por isso acabei me virando como pude, considerando que minha busca por armários me levou a duas opções: um armário que coubesse no meu bolso e não tivesse espaço suficiente ou um armário com espaço mais adequado e que não poderia pagar, então adquiriu no ferro velho, por menos que cinco reais um arara de 2,20 metros que reformei, mais um armário duas portas e um porta revista( isso mesmo) que virou meu porta calçados da estação hahA ( os demais ficam em uma caixa organizadora) e junto com a penteadeira e meu orgsnizador tem me servido, até a situação financeira melgorar e funcionou esteticamente tbm kkkk.

    ResponderEliminar
  5. Leila24.7.15

    Carol, vem cá me da um abraço, vamos chorar juntas.......Mesmo problema :(

    ResponderEliminar
  6. Nathy24.7.15

    Caroooool!
    Eu montei com closet com meu pai começo do ano, e foi barato.
    Fui na Ferreira Costa que fica perto da Rosa e silva (Recife), comprei umas prateleiras, uns ferros específicos pra juntar com as prateleiras e pendurar roupa...montei um closet bem parecido com uma foto que você postou.
    E ficou ótimo, vai a dica! só não tenho gavetas, mas eu resolvo isso com caixas para colocar sutiã e calcinha e outras coisas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Super te entendo! Não tenho nada contra quem tem muita roupa mas eu senti a necessidade de diminuir tudo há um ano atrás porque tinha muita coisa e muita coisa que não funcionava junto e a minha solução era comprar mais coisa que não combinava e daí por diante. Parei, pensei, planejei e sigo comprando o que tem sentido pra mim, mesmo nos meus arrombos. O armário diminuiu pela metade mas ficou tão mais fácil de me vestir, principalmente para o trabalho. Agora quero comprar um armário menor porque fiquei com um armário enorme e meio vazio! Rs!

    https://esoumhobby.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  8. Carolina24.7.15

    Carol,já tive um "elefante"desses também, meu marido adaptou ele com prateleiras de MDF e aumentou o espaço dos cabides.Mas o roupeiro mofava muito e eu ficava desanimada da vida com aquela situação! No ano passado nós conseguimos montar um closet, compramos tudo na Leroy Merlin.Foi a melhor coisa que já fizemos!

    ResponderEliminar
  9. Romana24.7.15

    Carol, minha filha, vende esse negócio! =P
    Brincadeira!
    Eu não tenho um armário enorme como esse, mas meu problema é um pouco parecido!
    Não moro na minha casa ainda, e nem na casa dos meus pais, moro com meus tios..então no meu quarto acabei "herdando" alguns móveis q já tinha na casa.
    Eu tenho uma comoda pra guardar minhas roupas, e sempre que compro alguma coisa nova, eu tbm me obrigo a doar alguma outra q já não uso.

    Mas, falando do seu problema. Pq tu não vende isso e monta um closet personalizado, com araras e alguns gaveteiros ou prateleiras..

    http://decoracaoblog.com.br/wp-content/uploads/2012/06/closet.jpg

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Se você parar pra pensar, as suas relações de consumo tem mudado. A pouco tempo eu também entrei numa crise parecida. Me desfiz de muitas coisas, dentre roupas, acessórios e mesmo móveis. Fui percebendo que eu não queria mais do que o essencial porque o excesso faz eu me perder, me desorganizar e toma meu tempo. Daí que eu assumi o meu estilo básico e me desfiz de todas as tentativas fashion frustradas de usar coisas que por mais lindas, eu não usaria. Decorrente disso, assumi também a minha preguiça. Decidir ter menos coisas para que a limpeza durasse menos tempo e me sobrasse mais horas de sono nos finais de semana. Resultado: Meu quarto hoje só tem um guarda roupa, uma cama e uma mesa pequena para estudos. Acho que funcionou bem.

    Isso que você tem compartilhado conosco em seu blog é maravilhoso, por isso, não se desespere. Em um dado momento você vai ver que toda a sua ação em prol dessa mudança será benéfica não só para você.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Mas acho que o problema dos armários hoje em dia é que os apês são pequenos e não cabe nada a não ser que seja "planejado" e mesmo assim por dentro é tudo do mesmo jeito, ou seja, uma merda.....mas infelizmente enquanto não se tem din din para o closet dos sonhos, o melhor é ir se virando como dá, pois temos que guardar as roupas em algum lugar...aqui em casa o meu armário tem 3 portas de correr (para duas pessoas), então eu tenho uma arara da tok stok e uma mala para coisas de outra estação....enfim....
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Roberta25.7.15

    Eu também estou passando por uma crise de estilo, mas a minha é porque o que eu gosto de usar não condiz com a minha profissão. Quanto ao armario, quando eu comprei meu apê, eu planejava fazer um closet aramado aberto, diy, com peças que eu mesma ia comprar na aramado.com ( na casa da minha mãe o meu armário era assim depois que tivemos uma terrível crise de cupins e não conseguimos descupinizar decentemente por causa de nossos pets) e tacar uma cortina do teto ao chão na frente para não pegar poeira. Felizmente acabei conseguindo fazer armários planejados, mas ainda acho a ideia muito boa.

    ResponderEliminar
  13. Giselly25.7.15

    Carol não sei se te ajuda, mas na tol stok e no Centro da cidade dá pra achar aqueles nichos quadrados que cabem bolsas igual essa foto que postou,um do lado do outro em uma parede e até funciona como objeto de decoração, é só uma ideia que pode ser útil, pelo menos ajuda no quesito bolsas.

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. […] 3 – Um guarda-roupas ou as oito portas da ineficiência […]

    ResponderEliminar
  15. ai guria, tb vivo esse drama... mas na falta de 1 armário, tenho 2 hahahah
    um até que é bom, foi feito sob medida, mas é muito pequeno (meus pais fizeram quando eu era adolescente e só usava uniforme no colégio). O outro comprei depois que entrei na faculdade.. No começo sobrou muito espaço mas eu me empenhei na árdua tarefa de preenchê-lo hahaha
    Hoje em dia os dois estão cheios, e sofro com esses mesmos problemas que vc. No meu caso, o que me tira muito espaço são os sapatos. Por isso, quando eu me mudar, vou mandar fazer uma sapateira. Penso que 70% dos problemas estarão resolvidos.
    Meus bikinis eu guardo numa mala que deixo na parte de cima do armário (moro em Curitiba, então bikini a gente só usa 1x por ano), as calcinhas coloquei na gaveta do criado mudo hahahah, as bolsas dividi as menores numa gaveta e as maiores ficam no armário embaixo dos casacos. A sorte é que eu sou muito organizada, de modo que sei onde ficam as coisas e não tenho muitos problemas com isso. Mas o que pega é a falta de praticidade (e de uma escada dentro do quarto)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  16. Ilonna Brito27.7.15

    Carol, como boa mulher que sou tb já tive essa crise de "preciso de espaço funcional" rs!

    Inclusive, dia desses tava vendo na GNT um programa chamado DECORAR, se n me engano, onde eles mudam algum ambiente da casa que incomoda a pessoa, e eles modificaram tudo num quarto com araras que se tornou um closet/ quarto funcional, muito massa! E o que posso te dizer, é que seria legal vc fazer um projeto p reaproveitar esse armário, pq espaço vc tem, justamente organizando esses nichos que faltam!! Lá vai mais dinheiro, porém trará alegria, rs!

    AHH..e deram uma dica massa nesse programa, de pegar gavetas aleatórias, garimpadas em algum lugar, pintá-las e colocar penduradas na parede, nesse caso colocaram três de cores diferentes, e pendurados nas laterais delas mesmas, ganchinhos pra pendurar colares pulseiras, obviamente que dentro delas cabe um monte de coisas tb! Ficou massa, e tem no site da GNT ensinando, mas não tem segredo!

    Você trabalha com roupa, é uma artista, e precisa do seu canto revigorado, ia ser massa se tu fizesse uma reforma econômica e funcional, mostrando o passo-a-passo aqui!!

    P.S: mais uma coisa, falando como leitora amiga!! por favor, ganhe dinheiro com esse blog, rs..você tem tanto conteúdo, e poderia sim fazer oisas que não fugissem do seu estilo/etica//vontade. Espero que a Prosa dê muito certo, tô falando isso por causa do s eu outro post, mas esse blog tem tudo pra bombar mais!!!! Bjão

    ResponderEliminar
  17. Super me identifiquei com a falta de espaço funcional e com o tanto de peças que brotam do meu armário! Hahaha Mesmo fazendo esse esquema de "compra um, sai dois", acho que ainda faço algumas compras equivocadas, mas estou melhorando (espero rs). Esse negócio de se encontrar e encontrar seu estilo é complicado, até porque de tempos em tempos a gente muda. Não a essência, mas algo acaba mudando, então acabamos passando por várias fases assim.
    Parece que você lê a mente das suas leitoras, mais um post ótimoooo!
    www.simplesbela.com

    ResponderEliminar
  18. poxa Carol, lendo seu texto a-ca-bei de perceber que sofro a mesma coisa com meu guarda-roupa, só faltava dar nome! rsrsrs
    horrivel, minhas roupas se perdem naquele buraco negro, porque o bicho ainda por cima é cor tabaco, bem escuro!
    suja numa facilidade enorme, fica cheio de pó. terrivel

    ResponderEliminar
  19. Apenas me identifico COMPETAMENTE! Adicione isso a dividir o armário ineficiente com o marido :(

    ResponderEliminar
  20. Alexandra29.7.15

    Carol, v. é bem informada e, certamente, já conhece a técnica de descarte e organização da Marie Kondo. Se não conhece, leia o livro. O livro é simples (um pouquinho "espetaculoso", talvez), pequeno e transformador. Todo o processo de descarte se funda na resposta à seguinte pergunta: Isto [roupas, livros, objetos, etc.] me traz alegria? V. vai se indagando sobre cada peça de roupa e, pelo menos no meu caso, fica impressionada por estar cercada de coisas que não te trazem alegria e não te representam. Em contrapartida, os objetos que te trazem alegria deixam muito claro a pessoa que v. é/o seu estilo. Ou seja, o que fica e o que sai não resultam da aplicação de métodos impessoais, regras matemáticas, etc. às quais v. tenta adequar o seu guarda-roupa, mas é v. que cria o método, baseada naquilo que te alegra e te deixa feliz. Há outras mensagens bacanas no livro. Acho que vai te ajudar muito com este armário! Beijos

    ResponderEliminar
  21. Menina parece meu armário! Herdei ele do meu irmão quando ele casou e o troço (porque não tem nome melhor praquilo lá) é um estorvo! Exatamente como o seu, gavetas pequenas, nichos muito grandes, lugar pra pendurar roupas com prateleira embaixo.... Sabe o que to fazendo? Procurando hacks de organização no Pinterest! Já encontrei vários, algumas dicas pra guardar sapatos, maquiagem, pra guardar brincos por exemplo, vi uns de fazer um quadro com renda, só procurar que acha umas coisas legais ;)

    ResponderEliminar

Subscribe