Um diário de vida, viagens e estilo.

Antiga Fábrica da Bhering

novembro 11, 2014
Se tem um espaço no Rio de Janeiro que consegue disputar com o Parque Lage, um lugar no meu coração, esse espaço é a Antiga Fábrica da Behring. Foi minha amiga Carol Santos (a do brunch!) que me levou a conhecer esse complexo artístico situado no bairro de Santo Cristo, no centro do Rio. A Fábrica da Bhering é envolta em processos jurídicos de leilão e desapropriação do imóvel e, por ser um espaço abandonado e caindo aos pedaços, servia como cenário para gravação de filmes e películas.

Aos poucos o espaço foi atraindo o olhar de artistas plásticos que perceberam o potencial do edifício para criar um polo artístico no Rio. Dezenas de escultores, pintores, designers, se instalaram no prédio, alugando e restaurando os espaços e salas abandonados, a preços módicos comparados com o aluguel de um atelier comum. O resultado foi um complexo de criativos trabalhando sob o mesmo teto. Depois de ter sido leiloada, a fábrica passou por momentos de tensão e os artistas correram o risco de serem expulsos da propriedade. Mas em 2012 a Prefeitura do Rio assinou um acordo de tombamento e desapropriação da Fábrica, que hoje integra o circuito do ArtRio e conta com renomados artistas como Bel Lobo (móveis e decoração) e René Machado (artes plásticas). Se isso não é f*da, eu não sei o que pode ser.

Assim, a Fábrica da Bhering começou a abrir seus espaços para a visitação do público todo primeiro sábado do mês. A ideia é que a população conheça de perto o trabalho dos mais variados artistas: pintores, escultores, arquitetos, designers de moda, artesãos, ourives, fotógrafos, sapateiros, designers de móveis, ceramistas, músicos, marcas de roupas, entre outros. E lá fui eu, novamente, visitar a Fábrica e me deslumbrar com o que tem ali dentro.

 
Ter um atelier na Fábrica da Bhering é o meu sonho de consumo. O lugar é inspirador e trabalhar cercada de pessoas e coisas super criativas, dá vontade de produzir mais e mais. Infelizmente a Fábrica tem lista de espera para o aluguel de espaços, mas não custa sonhar cada vez que vou lá. Com a revitalização dos bairros adjacentes e a criação do Porto Maravilha, provavelmente a Fábrica vai ficar ainda mais visada e seus espaços vão ser disputadíssimos.


Um dos espaços mais incríveis e encantadores da Fábrica, é a loja da Bel Lobo, designer que cria os objetos de decoração mais desejo da minha vida. Tudo é lindo e absolutamente funcional, respeitando as características mais essenciais de um bom design. Outro espaço sensacional é o telhado da Fábrica, de onde temos uma vista incrível da cidade. Um astral maravilhoso.




No telhado da Fábrica tem a Editora Bolha, de publicações independentes e o atelier de 3 ceramistas, com peças lindas. Para minha surpresa, desta vez o atelier contou com a visita de algumas mulheres de tribos do Baixo Xingu, do Pará. Coisa linda foi pegar no colo a bebê chamada Uambé (significa cipó), com as perninhas tatuadas de carvão. Fiquei ENLOUQUECIDA com aquela criança. Acabei fazendo um desenho tribal do xingu no braço e saí dali com vontade de tatuar de verdade aquela beleza.

Minha vontade foi de morar ali, nunca mais sair dali e para todo sempre permanecer ali. Tem qualquer coisa muito mágica naquele lugar. Acho um privilégio tão grande poder ver e sentir tanta coisa bonita num dia só, que dá vontade de fazer parte daquilo, de criar loucamente, de colocar no mundo mil coisas maravilhosas, só para provocar nos outros o mesmo sentimento de encanto e "transbordamento" que eu sinto quando chego num lugar desses.

Beijos, Carols
11 comentários on "Antiga Fábrica da Bhering"
  1. Walkyria11.11.14

    Ameeeeeei! *--*
    Parabéns Carol, por além de ver, clicar e escrever, compartilhar tudo isso conosco!
    Estou adorando acompanhar seu blog, e fico agoniada quando vc demora postar, mas é claro, que compreendo que sua vida envolve várias outras coisas além do blog, e confesso que se fosse eu, não conseguiria ter o compromisso de ter um blog e mantê-lo sempre atualizado como você! Então moça está de PARABÉNS! :)
    (nesse mundo de hoje, a tal da correria e da rotina, viram desculpa para deixar coisas simples de lado :( ).
    Adoooro crianças, e minhas fotos de pequeninha são parecidas com a menininha, tenho uma cara de lua, e meus cabelos ficavam azuis de tão pretos nas fotos. - eu era particularmente dizendo uma graça quando pequena hihi
    Gostei demais da tatoo, só tendo um dom mesmo pra fazer isso, ficou muito bem em você.
    Tenho meio que bloqueio com os meus braços, são bem grossos/gordos, por isso que pedi tamanho G na prosa, - e eu quero o body de peixes, se bem que acho que vou deixar minhas banhas da barriga de lado e comprar o cropped, hihi. Mas a tatoo no seu ficou magnifica.

    Bjs bjs bjs!

    ResponderEliminar
  2. Gente, o que são aquelas prateleiras/estante? E a kombi? E o espelho com luzes? Não tem nem como não ficar inspirada com uma maravilha dessas! Adorei o post e agora to morrendo de vontade de conhecer esse lugar! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Carol, estou em PE, e ler esse texto, ver essas fotos lindas me deu vontade de me teletransportar imediatamente pra esse lugarzinho perfeito. É muita lindeza!

    ResponderEliminar
  4. Bethania11.11.14

    que amor, lindo texto. Transbordou, Carol! <3

    ResponderEliminar
  5. Alexandra11.11.14

    Sabe como se chega lá, de condução, da zona sul? Beijos

    ResponderEliminar
  6. Oi querida, a dona da TARSILA, (sapatos e bolsas) q tem atelier na fábrica, falou do seu blog no álbum de fotos dela no Facebook. Eu aaaammmmoooo, seu blog.

    ResponderEliminar
  7. Olá Carol! Sou apaixonada pelo seu blog, adoro o conteúdo que você traz, sou sua amiga e você nem sabe hahahah. Já usei várias dicas que você deu é com certeza vou conhecer a Fábrica da Bhering. Luz!

    ResponderEliminar
  8. Evelyn16.11.14

    Carol, como funciona a visitação? Eu posso chegar lá no primeiro sábado do mês e entrar ou tem que fazer algum cadastro?

    Fiquei apaixonada <3

    Bjuuuus!

    ResponderEliminar
  9. […] bacanas que estão rolando (ou ainda vão rolar) em SP. Deu vontade de ir em todas! – A Carol Burgo falou sobre a Antiga Fábrica da Bhering, um polo artístico no Rio que parece ser fantástico. Boa dica para passeio fora do circuito […]

    ResponderEliminar
  10. Larissa10.3.15

    Carol, tudo bem? Você sabe como faz para colocar o nome nessa lista de espera? Como você, sonhei muito em participar disso! <3

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature