V de Vacilante

13:42

Apesar de ter voltado ao sol da cidade maravilhosa, Recife ainda é pauta neste blog. A segunda-feira chuvosa da cidade não intimidou minha vontade de sair de casa, almoçar com amigos e conhecer o Atelier do Vacilante, lá na Rua da Aurora, no centro do Recife. Foi lá que eu tirei as fotos do look do dia de segunda-feira, com a cabeça de La Ursa pintada pelos artistas do Vacilante.

Quem me abriu as portas do espaço foi Luciano Mattos, um amigo querido que foi meu dupla em Recife e em algum ponto da história eu perdi completamente o fio dos acontecimentos da vida dele, coisa totalmente normal quando saímos na nossa cidade e a história de todo mundo toma rumos diferentes. Mas o facebook está aí para nos mostrar a vida distante dos amigos e, no meio de tanta publicação, lá estava Luciano (que é redator) divulgando um tumblr autoral cheio de artes legais: o V de Vacilante.

Luciano montou o atelier dentro do escritório dos Hermanos, com mais dois amigos publicitários de Recife, Heitor Pontes e Alexandre Pons e os três mocinhos começaram a produzir colagens, pinturas, grafitagens, muita loucura e acabaram criando o Vacilante, um projeto artístico que, por enquanto, é divulgado apenas no tumblr dos meninos. Fui lá conhecer o espaço onde eles trabalham e registrei aqui algumas imagens criadas no atelier.


Quando fomos almoçar, tive tempo perguntar a Luciano como começou essa história das colagens e ele me contou que seus dois sócios, que já produziam arte há tempos, estimularam-no a começar também. Luciano tomou gosto pelo processo e hoje dedica seu tempo livre produzindo colagens e montando uma futura exposição. O seu primeiro passo dentro do mundo das artes foi trabalhar num sketch book, colando, pintando, rasgando, testando, errando e acertando e daí para as folhas soltas foi um pulo.


Eu sou apaixonada por colagens, tenho várias que fiz em casa, e por isso fiquei louca quando soube que Luciano estava se aventurando nesse universo: precisava ver de perto o trabalho dele e dos meninos. A colagem é um processo de desconstrução e reconstrução bem interessante e eu acho simplesmente fantástico o resultado final desse tipo de técnica que equilibra o caos e a harmonia.




No realease criado para o projeto V de Vacilante, o escritor pernambucano Bernardo Brayner afirma: Colagem é a arte do anonimato, do pedido de resgate. Vacilante reúne imagens retiradas das mais diversas fontes para produzir novo sentido. Pega o que tem dono e o transforma em anônimo, ou melhor, dá um novo nome. Ao retirar esse elementos dos seus habitats originais os liberta do sequestro da superfície, da pintura, da fotografia, da revista, da tinta, do jornal. Os liberta das suas limitações originais. Por outro lado, ressalta sua condição de imagem imperfeita, de erro, de falha.



Vacilar é falhar melhor.




É ou não é um trabalho incrível? Eu já coloquei meu vacilo na parede (esse aí em cima) e não vejo a hora de ver o grupo expondo aqui no Rio!

A quem interessar possa, aqui vai o contato do Vacilante:

Email: vdevacilante@gmail.com

Beijos, Carols

You Might Also Like

4 comentários

  1. Que criatividade! Adoro cores e lugares assim me deixam fascinada! Parabéns pelo trabalho! Adorei!
    http://simsemfrescura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Ailanne Ferreira10.9.14

    Trabalho sensacional!! Queria ter veia artística pra criar essas coisas. Ah, Carol! Se vc quiser vender cópias daquela sua colagem que tem Frida, eu compro tá? rs.

    ResponderEliminar
  3. que post incrível, amei.
    Meninas, visitem o meu blog pra conhecer meu #ootdproject :* http://itsricag.wordpress.com/

    ResponderEliminar

Subscribe