Um diário de vida, viagens e estilo.

Cartagena de Índias - Dia 5

setembro 02, 2014
Finalmente chegamos ao último episódio dessa saga sensacional. Os dias que fiquei em Cartagena foram incríveis e a viagem foi, com certeza, mais interessante, pelo fato de eu ter ido sozinha. Assim que eu cheguei lá, fiquei meio desesperada pela ausência de companhia, mas foi justamente isso que me impulsionou a conhecer pessoas novas. Pode parecer que não, mas eu sou tímida e morro de vergonha de sair falando com o povo, mas quando se viaja sozinha, é quase uma questão de sobrevivência. hahahaha

Meu último dia foi dedicado a conhecer a ilha mais famosa do arquipélago do Rosário: Playa Blanca. Playa Blanca é, também, a ilha mais barata para se visitar e vocês vão entender o porquê. Pensei em ir para uma das outras ilhas privativas, mas achei que a experiência-Cartagena só seria completa se eu encarasse o passeio mais farofa! No dia anterior, quando fui para a Isla Del Sol, percebi que havia um catamarã gigante, com música, bebidas e muita animação, que ia para Playa Blanca. Achei divertida toda aquela baderna, mas fiquei com preguiça de passar 2:30h para chegar ao meu destino, então decidi ir de lancha rápida, mesmo. Paguei 55 mil pesos, aproximadamente R$ 78 e o pacote já incluía o tal almoço típico: peixe frito, banana frita, arroz de côco e salada.

Até a lancha para Playa Blanca é mais fuleira e apertada que a da Isla Del Sol. kkkkkk Resumindo: depois que não cabia ninguém mais, me chamaram para ocupar um espacinho bem na frente da lancha. Como o passeio anterior foi tranquilo, não me preocupei de estar sentada no lugar mais perigoso. Apenas me dispus a curtir um passeio um pouco mais agitado. Sabe de nada, inocente!

P*TA QUE PARIU! $%ˆ*@

Me ferrei como nunca antes na história do Brasil! Gente, o mar estava MUITO AGITADO. Tava rolando uma ~vibe~ tempestade sinistra, dessas que a gente só vê no final da tarde em Cartagena, mas justamente no meu último passeio, o mar revoltou-se logo pela manhã. Passei 45 minutos sendo sacudida freneticamente e nunca levei tanta cacetada na coluna como nesse dia. Na minha terra o nome disso é CIPOADA, ou seja, surra de cipó. Foi isso. Levei uma surra da lancha e até hoje acredito que minhas vértebras sofreram alguma espécie de achatamento irreversível. 

Imaginem a cena comigo: você senta na ponta da lancha, aquela parte mais na frente (não sei o nome náutico para isso!) e essa parte mal toca o mar, quando está em alta velocidade. Tranquilo, se você estiver a favor da maré, mas a nossa lancha estava contra e tinha um vento dos demônios rolando. Quanto mais alto o bico subia (2 metros acima da água, segundo o capitão), mais forte a pancada nas ondas. E lá estava eu, 49 kg, me segurando na borda da lancha, rezando pra não voar dali. Quando olhei para a galera que estava no barco, só dava pra rir. Todo mundo com cara de desespero e levando muita água na cara. Em resumo: FOI SENSACIONAL! O dia mais emocionante ever!



Nem preciso dizer que no barco mesmo já fiz novas amizades! hahahah Conheci o Gustavo e o Breno (ambos brasileiros viajantes solitários) e ainda a Emma (uma americana viajando sozinha) e o Juan Pablo (um argentino viajando sozinho). Aliás, tinha ainda um holandês e outro americano viajando sozinhos, ou seja, é ~tendência~. Todos estavam hospedados no El Viajero Hostel (bem famoso e bem legal! fica a dica!) e lá eles se conheceram. Por sorte meu hotel era muito próximo ao El Viajero e depois do passeio a Playa Blanca, saímos todos juntos. :D

Antes de pararmos para ficar em Playa Blanca, o barco se dividiu entre os que queriam conhecer o oceanário e os que queriam mergulhar. Decidimos fazer o snorkeling numa ilha próxima. Pagamos 25 mil pesos (lembram que comentei que na Isla del Sol esse mesmo passeio custava 40 mil? pois é). Achei meio nojento colocar a boca num snorkeling em que mil pessoas já enfiaram os dentes, mas quem está na chuva é pra se molhar, né? ANTICORPOS! Achei o passeio legal e os arrecifes de corais é realmente lindo. Mas gente, eu sou do nordeste, né? E quem já mergulhou em Porto de Galinhas, não se surpreende tanto com as Ilhas do Rosário (sorry, Cartagena!). Os corais são mais bonitos, mas não tem a mesma variedade de peixes multicoloridos que eu vejo lá no meu Pernambuco. :P



Passamos 1 hora desbravando os corais e depois seguimos para Playa Blanca e aí tivemos a visão da farofada que é essa ilha. HAHAHAHAH Milhares de vendedores ambulantes te oferecendo pulseiras, bolinhos, colares, patacón, e sei lá mais o quê. É um cabaré de zona. Praia lotada, cheia de barracas e o local do almoço parece um bandejão de pescador: várias mesas enfileiradas, uma comida bem ruinzinha e pepsi quente sem gás. Nada a ver com a Isla del Sol. A comida era a mesma, mas infinitamente pior. Em vez de uma farta salada, veio uns fiapos de couve, em vez da posta de peixe deliciosa, veio uma "piranha" frita, cheia de espinha. HAHAHAHAH Não sei que peixe é esse, mas enfim, era ruim. Em vez de coca-cola, água e suquinho com gelo, veio a tal pepsi velha. Mas apesar de tudo isso, não trocaria de experiência, por que a galera que eu conheci foi incrível e valeu super a pena.

Saimos de Playa Blanca no fim da tarde e o mar estava mais calmo, mas o vento jogou bastante água na nossa cara durante todo o percurso de volta. No fim das contas deu tudo certo e eu nunca ri tanto num dia. Foi o dia mais engraçado de todos, por que tivemos a certeza da nossa sobrevivência. Foi realmente especial e por isso, eu e os novos friends, resolvemos nos despedir da cidade em grande estilo. :)



Era domingo e Cartagena, como já falei, não é a cidade da zuêra, então tínhamos poucas opções de diversão. Fomos brindar nossa viagem de "solitários" no Café del Mar. Foi muito incrível. Mojitos, cosmopolitans, cuba libres e música ao vivo. Não teve pôr do sol realmente, por que o dia estava encoberto, mas who cares?! Do Café, fomos para a Plaza Santo Domingo comer uma pizza e rir mais um pouco e por fim fomos ao Tacadillha, um dos poucos lugares com música, abertos num domingo, em Cartagena. No Tacadilla encontramos um ambiente acolhedor, com senhores acima dos 50 anos, dançando salsa com paixão. Muito fofo. Não arriscamos entrar na pista de dança, mas foi legal conhecer um lugar tão típico. Saímos de lá bem cansados e voltamos todos para os respectivos hotéis. Eu ia embora na segunda de manhã, o Gustavo ia para Medellin, o Breno ia para Santa Marta, o Juan Pablo ia continuar sua viagem de carro pela américa latina e assim cada um tomou seu destino.

Peguei o vôo Cartegena-Bogotá pela manhã, mas o vôo Bogotá-Rio só seria às 22h. Poderia ter passeado em Bogotá, mas estava cansada da viagem e com muita dor de cabeça (acho que tive insolação!), então resolvi dormir no aeroporto. hehehe E depois dormi no vôo até o Rio. Rá! E foi assim que terminou minha primeira viagem sozinha na vida. A lição que eu tirei dessa viagem, foi umas palavrinhas que o Juan Pablo falou depois:



"As pessoas me perguntam: vai viajar sozinho? E eu respondo: Não. Só fica sozinho aquele que se isola. Quem viaja de coração aberto, nunca está só."


Acho que nosso amigo Juan Pablo, manja dos paranauê

Beijos, Carols
35 comentários on "Cartagena de Índias - Dia 5"
  1. Jéssica2.9.14

    Mais um post top demais! adoreeei!!!

    quero viajar sozinha!!!! kkkkkk

    Bjoos Carols!!!

    Jéss

    ResponderEliminar
  2. Carol, acompanhar tua viagem foi MARA :D A DO REI!
    Adoro o blog e as tuas aquarelas:)
    Parabéns por teu largado o emprego e ido ser feliz.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Márcia Cardoso2.9.14

    Apaixonada com as histórias! Vou para Cartagena com mais duas amigas e espero muito viver essas suas aventuras! Obrigada por compartilhar tantas dicas boas =)

    ResponderEliminar
  4. Izabela Araújo2.9.14

    Carool, te acompanho a muitoo tempo, mas nunca escrevi aqui, você é incrível, me peguei rindo em vários momentos nesse post. Adoreeei sua viagem, e agora quero muito ir pra Cartagenas. Beijoos adoro vc

    ResponderEliminar
  5. Izabela Araújo2.9.14

    Carool, te acompanho a muitoo tempo, mas nunca escrevi aqui, você é incrível, me peguei rindo em vários momentos nesse post. Adoreeei sua viagem, e agora quero muito ir pra Cartagena. Beijoos adoro vc

    ResponderEliminar
  6. Rafa2.9.14

    Carol,
    a news não funciona mais? Não recebo as atualizações por email mais... :(

    ResponderEliminar
  7. claudia2.9.14

    acho que quem gosta da propria companhia nunca esta sozinho. nunca me importei de de ver filme sozinha no cinema e o povo sempre me pergunta "vai sozinha? que sem graca". antes eu respondia verbalmente mas cansei de tentar convencer as pessoas de que eu sou a minha melhor companhia! eu adoro meus proprios comentarios sobre o filme e fico rindo sozinha das minhas besteiras :)

    ResponderEliminar
  8. Virlândia2.9.14

    Ahhh já acabou? Tava tão gostosa a viagem.

    ResponderEliminar
  9. Carol, estava tao ocupada que nem tempo de ler o seu blog tinha! Ele esta tao lindo, estou amando. Parabéns pelo seu trabalho!
    Ah, e qual editor você usa para editar as fotos do blog e no celular?

    beijooos

    ResponderEliminar
  10. Juliana2.9.14

    e alem de tudo esse Juan Pablo é um gato! uau! uahuahuha

    ResponderEliminar
  11. Rachel2.9.14

    Ameeeeiiiii todos os dias, no último chorei de rir!!! Rs Vou seguir algumas dicas, fato!!!

    Recomendei seu blog pra minha amiga, ela tá amando. Nós duas vamos para Cartagena em dezembro, inclusive, enviei um email pra você um dia desses pedindo pra contar logo sobre a viagem (pessoa ansiosa demais e se acha amiga da Carol Burgo) hahahaha. Agora sim tô MEGA feliz!!!uhuuuuu \o/

    Bjs, Carolzita

    ResponderEliminar
  12. Juan manja dos paranauê da beleza também né USAHSAHASASHAU adorei o post! Fiquei com vontade de ir pra la =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. jusciene mendes2.9.14

    Adorei as postagens. Aventura nunca é demais.

    ResponderEliminar
  14. Adorei o relato da experiência. Nunca viajei sozinha, quem sabe um dia, né?

    ResponderEliminar
  15. Rebecca2.9.14

    Caroll, pena q acabou a saga Cartagena... haha Me diverti muiitooo com cada post dessa viagem. Tb nao posso esquecer das fotos lindas q vc, generosamente, compartilhou conosco. Bjs

    ResponderEliminar
  16. Cris Ramos2.9.14

    Amei!!! Tuas fotos estão quase convencendo meu namorado a me levar pra Cartagena no Carnaval, eu já tinha vontade de ir, mas descobri contigo que é muito mais legal do que eu imaginava...

    ResponderEliminar
  17. Elisangela Rodrigues3.9.14

    Que máximo, Carol! Feliz por vc. Há muitos anos eu viajo sozinha, já fiz mochilão, já fui com mala...rs...mas sempre sozinha e me hospedando em hostel. A facilidade do hostel é justamente fazer amizades, vc nunca fica sozinho nas viagens. Recomendo forte!

    ResponderEliminar
  18. Flavinha Nobre3.9.14

    Muito bom!! Eu viajo sozinha há alguns anos e sempre respondo a mesma coisa que o Juan Pablo! SEmpre faço amizades nas minhas viagens, mas também tem vezes que eu quero mesmo é curtir sozinha, ter meu momento comigo!
    Aliás, Juan Pablo é um gatinho, hein?! Vamos levá-lo para passear aqui no Rio!! ahahhahahahaha

    Ainda na esperança de a promo voltar para eu poder ir em novembro!! Meu roteiro já está ponto!!

    Bjão

    ResponderEliminar
  19. Vanessa3.9.14

    kkkkkk manja dos paranauê foi para acabar em grande estilo. Amei a viagem :)

    ResponderEliminar
  20. Amanda3.9.14

    Pelo visto Juan manja de muita coisa né? De paranauê, de bonitê.............. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  21. Bia Martins3.9.14

    Meninaaa, eu fiz um mochilão pela europa Paris, Londres , Amsterdam e não vi um viajante sozinho!! Td que eu queria era encontrar alguem pra conversar dar uma volta junto e nada! passei os 15 dias sem conhecer ninguem! Será que foi o destino? Quando estava na torre eiffel então, deu ate vontade de chorar, só familia e casal kkkk

    ResponderEliminar
  22. Anne Kelly3.9.14

    kkkkkkkkkkkkkkk eu ri alto e no ônibus quando eu li sobre a piranha frita. kkkkkkkk tua insanidade é total.
    bjs bjs em tu.

    ResponderEliminar
  23. Viviane Machado3.9.14

    Viagem MARA, adorei a descrição e Cartagena vai entrar pra minha lista de desejos.
    Estou bolando de rir com a CIPOADA que você levou da lancha...posso imaginar! kkkkkkkkkkkk
    Muito boa a frase de Juan Pablo, fazer amizade é tudo! Passo por isso quando viajo com meu namorado: sempre precisamos fazer amizade com alguém para tirarem nossas fotos juntos, caso contrário eu saio só ou ele sai só nas fotos!kkkkkkk
    E já fizemos muitos amigos nos nossos passeios... Claro que em casal é mais fácil, mas mesmo assim ficamos com vergonha de puxar assunto. Você e seus novos amigos estão de parabéns!! =)
    Adorei a viagem, achei tudo lindo e cômico! Quero conhecer! Beijos!!
    p.s.: faça mais viagens assim, adorei a sua descrição! Então bora trabalhar pra ganhar dinheiro e viajar!kkkk

    ResponderEliminar
  24. Mariana3.9.14

    Oi Carol! É maravilhoso viajar sozinha porque você se abre mais a conhecer pessoas novas. Quando vc viaja com amigos você fica mais na sua zona de conforto.. eu sou muito tímida tbm mas nas vezes que fui sozinha eu sempre conhecia alguém nem que fosse pra conversar durante a hora do jantar no hostel! haha Mas viajar acompanhada tbm é bom demais! Os dois tipos de viagem tem seus prós e contras. Falando nisso, queria sugerir um post com coisas legais pra se fazer no Rio! Lugares legais pra se visitar, comprar, comer, etc. Adoro teu blog! Beijos

    ResponderEliminar
  25. Julia3.9.14

    Carol, fazia tempo que eu não entrava no seu blog e eu tinha esquecido das risadas que eu dava!
    Muito bom o post, de verdade. Me deu mais coragem! Eu vou fazer intercambio agora, e vai ser a minha primeira viagem sozinha! Vou me inspirar no seu humor e coragem, e também nas palavras do Juan e vou agora de peito aberto! Se eu tiver vergonha, vai com vergonha mesmo! Hahaha!

    ResponderEliminar
  26. Divertido demais o post! Quando fui a Playa Blanca não era essa farofa não. hahahahaha Mas o país também não estava tão no circuito turístico como agora. Engraçado que tava lendo o post anterior e pensando que era igual a playa blanca, SQN, né?

    E Juan manja demais dos paranauês, adorei a frase!

    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Carol suas fotos sempre foram lindas! Mas de uns tempo pra cá estão muito mais, mudou a camera/lente? Elas estão com uma saturação/tom diferente que estou amando, portanto gostaria de ver por aqui um post com dicas de fotografia e sobre os programas de edição que vc usa, seria tão útil para todas! Mais sucesso, estou amando sua loja e peças! E indicando para toda a minha family rs.

    ResponderEliminar
  28. Alana5.9.14

    Carol, amei o relato, me inspirou muito a ir para Cartagena logo. Você se incomoda em compartilhar mais ou menos quanto de dinheiro você levou para gastar lá? Vi que os preços são bem tranquilos, mas essa parte sempre me pega na hora de planejar uma viagem hahhaha
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  29. Gabriella6.9.14

    Vc é simplesmente demais! Gostaria de ter a sua coragem de viajar sozinha assim! Amei o que o Juan falou e é pura verdade! Seus posts me inspiram Carol... quem me conhece sabe a vontade que eu tenho de viver todas essas aventuras! Espero que um dia eu realize isso.

    Beijos

    ResponderEliminar
  30. CINTHIA11.9.14

    ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI!!
    Simplesmente perfeito e engraçado.
    Sempre quis ir pra fora do país sozinha. obrigada pelas dicas do seu blog. ótimo

    ResponderEliminar
  31. Nayra Garcez28.9.14

    ENCANTADA com seus posts!!!! Viajarei fim do ano com o maridão e a dicas foram super úteis!!! beijoooos

    ResponderEliminar
  32. Oi, Carol! Descobri seu blog hoje e estou amando!
    Estou com passagem comprada para me aventurar sozinha em Cartagena e, dos vários blogs que pesquisei, o seu é um dos que mais estão me ajudando.
    Só queria saber uma coisa: quando vou sozinha à praia, o dilema master é o que fazer com a sacolinha (máquina, dinheiro da água de coco, filtro solar) durante os banhos de mar? Confesso que muitas vezes evito os banhos e faço só caminhada na areia. :-(
    Como foi que você resolveu isso? :-D
    Bjo!

    ResponderEliminar
  33. Fernanda8.6.15

    Acabei de chegar da playa blanca e vivi exatamente tudo isso hahahaha
    Fico em Cartagena até quinta e resolvi entrar na Internet pra pesquisar algum passeio melhor do que a farofada. Se tivesse lido seu relato antes teria optado pela Isla del Sol. Vou tentar ir na quarta para ter um momento mais tranquilo com o Caribe Colombiano :)

    ResponderEliminar
  34. Fabiane16.2.16

    Olá, você tem alguma informação sobre o Tocadilha? Procurei na internet e não encontrei nada sobre o lugar.

    ResponderEliminar
  35. Carol, sou de Recife/PE e adorei seus posts, estou indo em outubro para Cartagena e já sei que não irei na Playa Blanca, pois vou ter que escolher apenas 1 para ir, então não será a minha opção. hehehhehhe

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature