Um diário de vida, viagens e estilo.

Cartagena de Índias - Dia 2

agosto 21, 2014
Meu segundo dia em Cartagena foi muito bom. Fui andar pela cidade amuralhada e conhecer cada calle florida do centro histórico. Não visitei todos os pontos turísticos que manda a cartilha e, por isso, não cheguei a ir ao famoso Museu da Inquisição, nem ao Convento de La Popa. Mas confesso que não fiquei com peso na consciência. Acho muito legal ter um roteiro de viagem e até fiz uma lista de must-go, mas sou muito flexível em relação a programações e acabo fazendo o que vai dando vontade. Acredito que qualquer viagem fica mais leve sem obrigações. :)

Então saí da minha pousada na rua estranha e me dirigi à cidade amuralhada. A pé mesmo, por que eu sou turista e acho que nada vai acontecer de ruim. hahahaha O fato da Colômbia ter 2 horas a menos me fez acordar muito cedo, sem querer. Então, sempre que eu saía na rua, a cidade estava ainda adormecida no mais profundo silêncio caribeño. hehehe Por um lado foi bom, por que andei na maior tranquilidade por todo o centro, mas por outro foi bem penoso, por que quando eu senti fome para almoçar, ainda faltavam 2 horas para os restaurantes começarem a servir almoço. kkkkkk

Pausa: vocês não tão entendendo o que sou eu com fome.  

Então o que eu fiz foi aproveitar o que a cidade me oferecia: frutas e água de côco, que vendem em toda a esquina. Percorri as ruazinhas, tirei muitas fotos, visitei o Museu do Ouro (não curti muito, mas enfim), troquei dinheiros na casa de câmbio, não comprei bolsas Wayuu por que achei que não iria usar, persegui um tucano até ele me deixar tirar uma foto bacana e assim passei o dia na cidade amuralhada de Cartagena. :)


 

Cartagena é daquelas cidades totalmente fotogênicas, ou seja, qualquer esquina rende uma foto maravilhosa. A parte ruim de viajar sozinha é ser obrigada a fazer #selfiecontorcionista pra conseguir tirar foto com a paisagem. hahahaha A cidade é super vibrante e tem uma paleta de cores incrível. Tive vontade de vestir, literalmente, aquelas ruas. O sol é intenso, as cores são intensas, as frutas saborosas são intensas. Adorei. Infelizmente não consegui o tão almejado "momento de leitura" e não adiantei nenhuma página do livro que estou lendo no momento (Cem Anos de Solidão, do Gabriel García Marquez, escolhido de propósito) por que realmente percorri a cidade toda e só parei para comer.



O centro histórico de Cartagena é cheio de praças muito lindas e tirei fotos que nem uma louca. Vão lá ver com os próprios olhos. :) Passei na frente do El Santíssimo, um dos mais famosos restaurantes de Cartagena. Queria ter jantado lá um dia, mas ele tem uma vibe casal, então deixarei para visitar quando eu tiver um ~romance~. Cartagena é a cidade dos frutos do mar, é a especialidade local. Então os cardápios são recheados de camarões, lagostas, peixes, ceviches e toda a sorte de sinfonias marítimas. Para quem curte, é um prato cheio de delícias. Eu gosto, mas não sou tão fã. Porém, já que estava lá, aproveitei para experimentar o que a cidade oferecia. Almocei no Crepes & Waffles, que é bem famosinho e com preço amigo (paguei 19 mil pesos no almoço + bebida + impostos + taxa de serviço, cerca de R$ 27). Comi o crepe de camarão ao molho da casa, simplesmente DIVINO! Super indico. Infelizmente não provei o waffle, por que me empanturrei de frutas antes do almoço e não aguentava comer mais. Queria ter ido tomar um cafézinho no famoso Juan Valdéz Café, mas não deu tempo. As meninas me esperavam para ver o por do sol no Café Del Mar, o point mais clichê & maravilhoso, da cidade. :)



E o Café del Mar não decepcionou. Queria morar para sempre em cima daquela muralha. O local é super arejado, com ventinho bom (coisa que falta em Cartagena) e tem uma vista maravilhosa do mar. Coisa de sonho mesmo. Então, para brindar aquele momento sensacional, eu e as meninas brindamos com espumante acompanhado de lagostins ao alho! Chique de doer. hahahaha Chegamos à conclusão que aquele era um momento de total serendipity! Para quem não conhece essa expressão, ela significa mais ou menos isto: as pessoas que têm a mente e o coração aberto se deparam com situações, pessoas, acasos que, uma pessoa fechada, jamais perceberia. Serendipity é essa abertura para o mundo que é tão peculiar nas pessoas que são criativas, comunicativas e que estão sempre metidas em histórias fantásticas. É como se nossa mente estivesse 24h disponível, observando o mundo, com entusiasmo para encontrar oportunidades e acontecimentos que parecem surgidos do nada, mas que na verdade se desvelam para quem olha a vida com o coração bem aberto. Isso serve para tudo, inclusive para fazer novas amizades, que foi o nosso caso. Nós 3 nos conhecemos e, em 5 minutos, a viagem ficou incrívelmente mais divertida! <3

Depois que anoiteceu, depois de umas 4 garrafas de espumante, eu, Isabela e Flavinha terminamos nossa noite no Bourbon, um pub de rock (risos) na Plaza Santo Domingo. Depois de um dia inteiro de camarões, resolvemos devorar um merecido hambúrguer, ao som de Kings of Leon. hahahaha Mais inesperado, impossível! E assim terminou meu segundo dia de Cartagena de Índias.

Agora vou deixar vocês com alguns registros lindos que fiz pela cidade. :)


O que eu mais amei na cidade: as janelinhas!



As famosas Wayuu bags! Lindas, né? Custam, em média, 90 mil pesos, uns R$ 128.

   

As lindas vendedoras de frutas. Simpáticas, mas só na foto. hehehehe





DICAS & CURIOSIDADES

• Praticamente todos os lugares onde se come, o preço que está no cardápio não inclui os impostos. Ou seja, depois que vem a conta, é que a gente vê o rombo. Toda conta vem com 8% de imposto obrigatório + 10% de taxa de serviço opcional. Muitos lugares não têm troco ou não aceitam cartão de crédito, então é sempre bom andar com pesos colombianos trocadinhos.

As ruas de Cartagena são cheias de vendedores de calçada. Uma coisa de louco. Ainda tem uns vendedores ambulantes que te perseguem oferecendo coisas. A dica mais imprescindível do mundo é: não olhe nos olhos deles kkkkk e diga apenas NO, GRACIAS! E vai embora! Por que se você não fizer isso, pode ter certeza que, em menos de 5 minutos, o cara já te vendeu a banca inteira.

• Li em alguns blogs que, antes de comprar qualquer coisa, você deve pechinchar muitoooo! Eu sou a pior pessoa do universo para pechinchar. Morro de vergonha, acho uma indelicadeza com o trabalho alheio kkkkk, então eu preferi não comprar nada do que pedir desconto. Fico PASSADA, não consigo. Sorry, humanidade. Pechinchem por mim. <3

• Essas lindas moças vendedoras de frutas só abrem esse sorriso para a foto se você comprar frutas. HAHAHAHA 5 mil pesos o pratinho. Se não comprar a fruta, elas mal mostram os dentes, quanto mais a simpatia latino-americana. Se liguem: na Colômbia é muito comum comer manga com suco de limão e pimenta por cima. Se não curtirem, peçam pra moça da fruta não colocar...por que já é automático. :)

Em volta do Museu do Oro/Ouro tem muita loja de esmeraldas. É uma gema típica de lá, então tem muitas lojas de jóias que vendem esmeraldas como quem vende pão de queijo. Caso você seja rica e queira, de fato, comprar esmeraldas, ótimo. Se você for como eu, que mal compra prata na feirinha, corraaaaaa dos vendedores. Eles ficam te convidando a experimentar as esmeraldas. Apenas fujam.

Já falei que Cartagena é quente como o inferno né? Pois é. O Rio de Janeiro é quente, mas o sol incide de maneira diferente aqui, então até que dá pra aguentar o calor de forma mais humana. Mas Cartagena é lá em cima, quase na linha do Equador...é de lascar. Por favor, comprem um chapéu, um leque, um óculos, uma roupa de astronauta e usem protetor solar.

Tem passeio de charrete, para quem quiser ter uma experiência mais medieval da cidade heheheh e você pode também alugar uma bike para rodar pelo centro histórico. Eu fiz tudo a pé por que curto umas andanças!

• Já perguntaram sobre isto nos comentários, então aqui vai: é sim, super tranquilo pegar táxi na rua. A qualquer hora, dentro da cidade amuralhada, tem os taxizinhos (são bem pequenos! hehe) passando pra lá e pra cá e podem levar você para o aeroporto ou qualquer outro lugar. :)

Mais aventuras, no próximo post! :D

Beijos, Carols
19 comentários on "Cartagena de Índias - Dia 2"
  1. fotos lindas! Cartagena está na minha listinha de lugares pra ir um dia
    viajar é tudo de bom! tô adorando, como sempre
    =)

    ResponderEliminar
  2. Fabiana21.8.14

    Geeeente! Q cidade colorida! *-*
    É muito amor! <3

    Estou adorando o diary-trip... E já marquei a roupa de astronauta na minha listinha de coisas pra comprar pra ir pra cartagena! hahaha

    Beijo!

    ResponderEliminar
  3. Raquel21.8.14

    Carol, primeiro parabéns pelo novo layout, ficou lindo! Estava lendo os posts sobre a viagem, e como dica p/sua próxima viagem, sugiro vc ir para o Cuzco/Machu Picchu. Tenho certeza que vc vai amar, e ainda irá conhecer gente do mundo inteiro, pois nunca tinha ido num lugar com tantos turistas de tantos lugares diferentes. Do que te conheço (do blog =D rsrsr) vc iria pirar em Cuzco, a cidade é linda, linda, linda!
    bjs e sucesso!!

    ResponderEliminar
  4. Aline Ribeiro21.8.14

    Tô amando passear por Cartagena com vc, Carols.
    Suas dicas e fotos são ótimas e certamente vou levá-las em consideração qdo eu for pra lá.

    bjnhos

    ResponderEliminar
  5. Hellen21.8.14

    Minha gente, olha o preço das bolsas Wayuu lá e olha os preços delas aqui, tô pretérita com a diferença!!! :O

    ResponderEliminar
  6. Suzana21.8.14

    Adorei suas observações honestas!!! Cidade encantadora através das suas lentes!!:D

    Mas tô aqui sonhando com as novas estampas que você vai criar!rsrsrs

    ResponderEliminar
  7. Carol o blog novo tá lindooo!!! Amei demais o layout!
    To louca pra viajar pra cartagena, vendo suas fotos quero mais ainda!


    Só uma coisa, eu leio pelos feeds e quando o blog mudou o lay os feeds antigos não atualizam mais e o novo corta o post :( Isso é meio chato pra quem não pode ficar abrindo blog o dia todo e lê num leitor de feeds.

    bjs!

    ResponderEliminar
  8. Menina, só hoje fui ver que tá cheio de post novo. O último que o feedly puxou foi o do dia 12/08 (Look da Feijoada). Tá lindo isso aqui, viu?

    Besos!

    ResponderEliminar
  9. Sindy21.8.14

    Que lugar Lindo!!!!
    Amei o post.
    Adoro esse tema "Persona", é muito bonito e bem limpinho, fez uma boa escolha!
    :)

    ResponderEliminar
  10. Amei as fotos, pra variar <3

    ResponderEliminar
  11. Nossa, as janelas são mesmo lindas!
    Parecem que foram pintadas um dia antes, esperando vc chegar na cidade para fotografar...srsrsrs que graça né?
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Estou adorando os posts sobre a viagem, ainda mais pela tua sinceridade sobre cada ponto da cidade. Sempre tive vontade de viajar sozinha, mas é preciso ter muita coragem e confiança de que o importante mesmo é curtir tudo e aproveitar ao máximo sem preocupações. Sou apaixonada pelo Rio, e pode parecer bobagem, mas estou louca para poder ir sozinha e conhecer tudo que quero sem ninguém para mudar os planos ou dar pitacos hahahah.

    e que bagatelas essas bolsas Wayuu :~

    ResponderEliminar
  13. Tati Brito22.8.14

    Ansiosa pelos próximos capítulos! Já tinha vontade de conhecer e agora só aumentou.

    Bjo.

    ResponderEliminar
  14. Flavinha Nobre22.8.14

    oi Carol! O blog novo está lindo, Parabéns!!
    E estou adorando o relato de sua viagem! Quase me esganei e ao RH de minha empresa porque não me deram resposta sobre minhas férias e perdi essa promoção para Cartagena. Agora, já era, a passagem já voltou a seu preço normal e eu estou babando nas suas fotos!
    Viagem sozinha é muito legal também! Já há alguns anos eu viajo sozinha e sempre faço mil amizades! Ótimos alertas que deu sobre a Colômbia nessse quesito!!
    Se Deus quiser, a promo vai voltar e aí eu vou poder aproveitar!! Tomara!
    E quero continuar a ler seus relatos que eu amo!! Vc foi nas praias perto?!

    Bjão

    ResponderEliminar
  15. Vivian26.8.14

    Oi Carol. Eu fui a Cartagena em março com minha irmã e meu sobrinho (ele estava com 1 ano e 8 meses na época). E foi muiiiito gostoso, além de super seguro. Ficamos hospedados fora da Cidade Amuralhada e pegamos táxi todos os dias. Não tivemos problema algum - muito pelo contrário, foi ótimo!
    Também sou de andar muito a pé, mas por causa da criança, modificamos alguns passeios: andamos de charrete, alugamos uma bicicleta e fizemos um tour de bonde. Dá pra ver bem nas fotos que ele se divertiu e divertiu os outros também! Tenho saudades do Crepes & Waffles, ô restaurante bom...

    ResponderEliminar
  16. Maria Leme27.8.14

    Post bacana! estou indo pra lá, peguei várias dicas. ;)

    ResponderEliminar
  17. Eu sou do tipo que lê e observa sem nunca comentar, mas precisei abrir essa exceção: que série LINDA das fotos das janelas, adorei.

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature