Um diário de vida, viagens e estilo.

#vemcomigo: mercado são josé

17 fevereiro 2014
Opa! A semana já começa com novidade: criei uma tag aqui no blog chamada #vemcomigo. Nela pretendo destacar lugares que fui e gostei com mais atenção do que um drops de fim de semana. A tag vai servir para falar de viagens, experiências e locais específicos, desde um mercado de frutas até um restaurante bacana ou uma feirinha interessante. A ideia é que vocês "venham comigo" (no sentido figurado, claro hehehe), conhecer esses lugares através do blog. Espero que gostem! :)

* * *

Há dois fins de semana meu destino foi: Recife! O tempo na cidade foi muito curtinho e não deu pra fazer muita coisa. A prioridade é sempre visitar a família, então nunca tenho oportunidade de passear tanto quanto eu gostaria. Mesmo assim arrumei umas duas horinhas pra visitar o Mercado de São José, mercado super antigo no centro do Recife. Adoro o lugar e decidi compartilhar com vocês algumas fotos de lá. :)


Do lado de fora do mercado tem uma feira de frutas, flores e temperos que me lembra muito a Feira da da Glória aqui do Rio. Uma mistura colorida de cheiros, sabores e cores intensas.


Na parte de dentro do mercado tem uma variedade enorme de artesanato local: muitas peças em couro trabalhado, instrumentos rústicos, artigos de palha, renda, redes, madeiras talhadas, bonecos de barro, cestarias e etc. Tem também (pasmem) carnes, peixes, grãos e outros alimentos. Isso faz com que o mercado seja meio caótico, mas muito charmoso.

Nos corredores escuros, as vendedoras oferecem ajuda "quer alguma coisa, amor?", os homens soltam gracinhas respeitosas "tá bonita demais com esse chapéu, moça!" e o dia segue pacato, como se ninguém tivesse pressa e a vida andasse por ali, mais devagar. 

Entre o brega que toca no rádiozinho e a conversa com a comadre, sempre rola uma oferta antes mesmo de você barganhar "a sandália é 50, mas pra você levar agorinha eu faço 40, viu?" e por fim uma comemoração besta que faz a cliente sorrir: "tas vendo, Zé? Te falei que ia fechar o dia com chave de ouro! Eita benção, vendi o óculos pra moça, visse!"

Esse jeito gostoso, que s ó Recife tem.


É preciso não ter frescura com cheiro e sujeira, por que a área externa do mercado é bem suja. Encarem a ida ao mercado como uma experiência antropológica, por que vale a pena pelas coisas lindas que tem dentro. O mercado fica no Bairro de São José e abre de segunda a sábado, das 6h às 17h e no domingo das 6h às 12h. 

Beijos, Carols
17 comentários on "#vemcomigo: mercado são josé"
  1. Que fotos lindas. Amei. Conseguiu resumir o Mercado de São José. Só faltou mencionar a forte presença dos artigos religiosos da Umbanda e do Candomblé, que, para mim, é uma das grandes marcas do Mercado. Estou encantado com as fotos. Lindas demais. perfeitas.

    ResponderEliminar
  2. Nossa, adoro o mercado são josé, mas nunca vi ele tão lindo assim como em tuas fotos e tuas palavras... vou passar a ver esse lugar com outros olhos agora!

    ResponderEliminar
  3. Sou muito chatona com isso, se cheira mal, não rola.
    Fui nos mercados pra turistão mesmo..Adorei Recife, cena cultural incrivel, aqueles lugares absuuuurdos dos Brennand e tantas coisas. Mas achei que essa questão da limpeza urbana é realmente ...uma questão, algo a se pensar.

    ResponderEliminar
  4. Adoro fotos assim ♥
    Beiju Carol!
    BLOG: SIM, 27!

    ResponderEliminar
  5. Adoooooooooro passear aos sabados no Mercado.

    ResponderEliminar
  6. adorei a nova tag!!! GENIAL TUDOOO! <3
    saudade de ir a um mercado assim! :P
    beeeijo
    http://www.tastemycloset.com/

    ResponderEliminar
  7. Uauuu...que fotos lindas!! Deu vontade de ir lá conhecer!!! Amei!!! Parabéns!!!

    www.garotadolago.com

    ResponderEliminar
  8. Perfeito Carol, tá ai um lugar que vou visita na minha ida a sua terrinha rs! Suas foto são maravilhosas.

    ResponderEliminar
  9. Esses mercados são sempre divinos, lembro me de um que fui em Minas, quando fui num congresso, muito bom, se parece muito com esse aí. Na verdade acho que todos se parecem e no final das contas tem as suas particularidades
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17.2.14

    Nossaaa... excelente esse blog de viagens, lugares e agitos! Ele poderia falar de moda também....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele fala de moda quando quer. :)

      Eliminar
  11. Juliana Ribeiro18.2.14

    Olá Carol!!!
    Sou do interior de SP (São Joaquim da Barra - que provavelmente você nunca ouviu falar! kkkk).
    Acompanho e adoro seu blog. Devido a ele e seu fascínio pelo Rio de Janeiro, estou com viagem marcada pra sua cidade adorada!
    ... Agora imagina a caipira aqui do interior pela primeira vez na cidade grande!? kkk tô literalmente perdida, nem sei por onde começar a me organizar, é tanto lugar para ir e ver!
    Gostaria que me desse algumas dicas do que não pode faltar na mala, lugares que não posso deixar de visitar e o que mais você puder me indicar!
    Resolvi me recorrer a você, devido ao carinho que você se refere ao Rio de Janeiro sempre. Seu blog é viciante! Cada coisa linda que você passa através dele! Não é só mais um blog, é um blog de conteúdo e eu adoro por isso.
    Bjos

    ResponderEliminar
  12. Oi Carol! Adoramos o seu blog! Conteúdo, looks e dicas de primeira ;) Tens como me passar o email do blog? Gostaria de te enviar algumas novidades! Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  13. Me chama que eu vou.

    ResponderEliminar
  14. Carol, quando vir a PE, visita Caruaru!
    Você vai amar!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo18.2.14

    Gosto muito do seu blog e independente do tema que vc aborda (moda, viagens, livros, cronicas...) é sempre uma leitura agradavel. Estou na sua torcida.
    Roberta

    ResponderEliminar
  16. Essas cores do nosso nordeste são lindas :)

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature