São João em família

12:46

Como muitas de vocês sabem, eu fui criada em Portugal. Fui pra lá aos 5 anos, porque minha mãe, como toda imigrante pobre, sonhava em oferecer uma vida melhor para mim. Voltei ao Brasil um mês antes de completar 19 anos e esse tempo todo fora me fez perder grandes momentos familiares. Ok, eu vinha pra cá de férias, mas as férias do meu calendário escolar não coincidiam com as férias dos meus primos. Portanto, era muito raro eu conseguir passar as festas mais importantes do ano junto da família. Natal, Ano Novo, São João, Carnaval...nada. É um tempo que a gente não recupera e não fazer parte das fotos mais legais da família, das farras, das viagens, vira uma coisa comum, mas não menos saudosista. A gente se acostuma a ser espectadora, mas mesmo assim sente a falta de não pertencer a tantas histórias. 

Acho que a última vez que fui a um São João na casa da minha tia, foi há uns 12 anos. Nem sei. Acho que eu era criança, porque me lembro muito pouco do empenho dos meus primos em montar a clássica fogueira junina, que conta com um planejamento de engenharia que eu desconhecia. Este ano eu não perdi essa festa. Voltei a morar longe da família, mas aproveitei que estou em Recife para rever todo mundo.

Às vezes nem consigo acreditar que nosso grupo de primos que brincava de casinha no quintal, se transformou num grupo de jovens adultos que namoram, casam e até já estão dando bisnetos à matriarca da família. Minha única prima paterna (numa geração inteira de homens) era minha grande companheira de brincadeiras e hoje nós brincamos com a filhinha dela (que foi o destaque desse São João). Meu primo, com quem um dia eu casei de brincadeira, enrolada numa toalha branca, com uma grinalda feita pelas minhas tias, hoje está casado com uma moça linda e sorridente. O outro primo, o mais velho, já tem dois filhotes. Os outros estão namorando, na faculdade, trabalhando. É assustadoramente lindo ver como o tempo passa. Lindo porque todos nós mantivemos a nossa essência e o senso de união tão único na família Burgo. Assustador porque o tempo passou muito rápido e a urgência com que vivemos hoje, em nada lembra a paciência com que eu e meus primos fazíamos lentas corridas de jabutis no quintal de vovó.

Esse São João foi lindo, foi de saudade. Foi de amor.

um dia desses a gente ainda brincava de secretária, ein prima? :)
o primo de amarelo é meu ex-noivo. HAHAHAHAHAHAHAHA 
as tias, as namoradas dos primos, tudo família. 
Raíssa gostosa linda da prima. A filha da minha prima foi a princesa do nosso São João. :)
os heróis da fogueira junina! anos de fogueiras. a deste ano foi a mais épica, segundo registros históricos
a palhaça trolando a foto das tias. hehehehe
com a vovó Dorinha, família Burgo
e com a vovó Made, família França.
Pra alegria ficar completa só faltaram: minha mãe e irmã que ainda moram em Portugal, meu pai e minha outra irmã que moram aqui, mas viajaram este fim de semana. E o São João de vocês, como foi?

Beijos, Carols

You Might Also Like

16 comentários

  1. awnn
    que fofas
    nossa eu nao sabia que vc tinha ficado tanto tempo lá fora...O.o

    Ca, que tal fazer um video contando um pouco sobre sua experiencia la fora?
    tb mataria nossa curiosadade de ouvir sua voz rsrs

    bjao

    ResponderEliminar
  2. Que texto lindo, Carol. Emocionante de verdade. E parabéns pela família linda! :)

    ResponderEliminar
  3. Quanta alegria, Carol! Amei as fotos :) E que coisa mais fofa a Raíssa! <3

    Beijos,
    Tati
    www.coffeewithtati.com

    ResponderEliminar
  4. Anónimo24.6.13

    Que coisa linda esse post! Poxa, carioca é meio desligado dessas festas, pelo menos eu sou. Doida pra ir numa típica festa junina e comer todos aqueles quitutes delícia! Acho que vou juntar uma turma e ir na festa junina da Feira de São Cristóvão. Já teve lá, Carol? Beijoca.
    Luana Batista

    ResponderEliminar
  5. Anónimo24.6.13

    Engraçado que em anos de recife vc sempre deixou bem claro que detestava festas junina. Que bom que nós estamos sempre numa eterna mudança.

    Beijos Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. verdade! hehehehe o são joão continua sendo a festa que eu menos gosto...mas esse ano foi especial! :D <3

      Eliminar
  6. Adorei o look, e essa sua priminha é uma fofa Carol! Você em Recife *-* Devia marcar um encontrinho, o que acha? Beijos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo24.6.13

    Eu sou sempre uma leitora muda... Mas hoje, definitivamente, não poderia deixar de comentar, já que meu coração ruiu em lágrimas lendo esse post... Que texto!!! Você descreveu, com exatidão, o que a gente, que é de família unida, sente nessas datas de reunião, de alegria... Sua sensibilidade é estampa em cada linha desse blog. Um mundo de sucesso ainda seria pouco pra retribuir o ser especial que demonstra ser. Seja sempre sensível, seja sempre feliz pra trazer pra gente a certeza de que esse mundão de Deus ainda tem salvação. Um beijo grande de quem se sentiu aí, nesse São João de vocês.
    Thaís.

    ResponderEliminar
  8. Que massa conhecer um pouco mais da tua história, Carol.
    Por isso que amo teu blog. Além dos looks lindos você é tão verdadeira contando as coisas.

    bju,
    Natália

    ResponderEliminar
  9. Família é tudo de bom!!!
    Amo muito tudo isso!! kkkkk....
    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo24.6.13

    Loly, você permite voltarmos no tempo com este seu relato sobre "o São João em família", viajei com você ao lê. Lembrei que muitas vezes, sua ausência fazia-se presente, pois quantas vezes diziamos se Loly estivesse aqui..., sentíamos muita falta das suas caras e bocas, você dando um show de dança. Como era bom quando você vinha de férias. Você é muito especial. Te amo. Sua tia e fã.

    ResponderEliminar
  11. Até o momento não foi, as festa juninas são só na semana que vem. Que boneca a sua priminha, uma fofa.

    ResponderEliminar
  12. Raquel25.6.13

    Obrigada por compartilhar com a gente esses momentos mais íntimos. Acho que é isso que faz seu blog ser tão especial, vemos a pessoa, não o produto. Aqui em São Paulo não temos essa grandiosidade das festas juninas, apenas uma quermesse aqui outra acolá... uma pena! Bjão

    ResponderEliminar
  13. Olá Carol.
    Fiquei muito feliz por ter encontrado seu blog, de uma brasileira que estava em Portugal, mas regressou a essa terra linda que é o Brasil. Eu sou o oposto, sou portuguesa e vivo no Brasil, mas a facilidade é que minha família é meio dividida entre cá e lá. Adorei seu blog e seus looks!! Lindos!!
    Essa festa Junina foi linda :)

    Beijos***

    ResponderEliminar
  14. "o primo de amarelo é meu ex-noivo" HAHAHAHAHAH AI CAROL

    ResponderEliminar
  15. Anónimo25.6.13

    Loli, muito linda as suas palavras! Com certeza vc sempre está em todas as histórias da família Burgo, eu mesmo sei que vc mandava umas cartinhas para o povo sempre morrendo de saudades quando era pequena, ou seja, mesmo distante vc sempre está presentes nos melhores momentos em família ... kkkk Não te conheço muito bem, mais adorei passar esse tempinho (curto por sinal) e saber que a Loli que tanto falavam para mim é tão especial, alegre e divertida. Queria deixar registrado aqui que adorei te conhecer, pena que já vai voltar... Espero que existam outros momentos para que possamos nos conhecer melhor ainda. Bjaum!
    Maria

    ResponderEliminar

Subscribe