feliz aniversário, mamãe.

18:35


Hoje é o Dia Mundial de uma mulher que fez história. A dela e a minha. Hoje é o dia de mamãe.

Com ela eu aprendi lições valiosíssimas na vida. Desde andar sozinha sem apoiar nas paredes ou engatinhar pelo chão, até andar sozinha mesmo. Esta mulher de suma importância no meu pequeno universo, toma o universo todo, na verdade. Com ela eu aprendi que toda relação é uma troca e meu bom comportamento sempre significava ganhar café da manhã especial e cafuné com a cabeça apoiada nas suas macias pernas. Com mamãe eu descobri a minha primeira amizade de verdade e as gargalhadas mais genuínas. E claro que descobri algumas lágrimas.

Com ela eu aprendi que as pessoas não se medem aos palmos, por que ela, quase tão pequena quanto eu, é tão maior que tanta gente e mal consigo fazê-la caber inteira no meu coração. Com mamãe, que eu cresci admirando os cachos do seu cabelo e me perguntando por que eu também não nasci com aquela cascata exuberante, eu aprendi que nada está acima da família, que somos uma tribo de índios, todos ocupados uns dos outros. Somos todos madeira firme de um mesmo barco que tem que navegar junto.

Com ela eu aprendi que eu posso desistir de tudo e começar tudo de novo (enquanto eu não tiver filhos), por que ela, mais do que ninguém, acredita no meu talento, nos meus sonhos e numa estrela da sorte que supostamente eu devo ter. Pode ser superstição de mãe, mas ela me disse que eu sobrevivi a 10 chapas de radiografia quando tinha apenas 2 meses de gestação e ela nem sabia que estava grávida. A esse fenômeno da sobrevivência, mamãe atribui a minha sorte e determinação em vencer qualquer coisa no mundo. E ela fala tudo isso com uma convicção comovente (geralmente nas horas em que eu tenho medo de subir num avião.)

Com minha mãe eu aprendi que as pessoas não podem ter preguiça de pensar. Quebrar a cabeça pra resolver qualquer coisa sem pedir ajuda é um exercício que só traz benefícios. Com ela aprendi que "pedir" é uma mania feia e é o caminho mais próximo da acomodação, que cada um tem que correr atrás do que é seu e aprender a se virar com o que tem (exceto em casos muito extremos, claro). Se quer alguma coisa do seu jeito, vá lá e faça, não peça. Ela também me ensinou que favor não se pode cobrar.

Mamãe me ensinou ainda que mãe não precisa dar carro, comprar ingresso de festa bacana, nem roupa de marca pros filhos. Que mãe não precisa se sacrificar para dar tudo de melhor, por que o que torna os filhos melhores é o caminho que cada um escolhe seguir. Dinheiro não compra caráter nem educação. Com ela eu aprendi a escolher o meu caminho e seguir nele, sem nunca pisar em ninguém. Com mamãe eu aprendi a rir da nossa pobreza, mas nunca achar graça na miséria de espírito. Falta de dinheiro não justifica a pobreza de alma.

Com minha mãe eu aprendi a grande responsabilidade de ser livre. Poucas vezes ouvi um "não", mas sabia, no meu íntimo, a decepção que seria para ela se eu usasse minha liberdade para destruir tudo o que ela sempre me ensinou com tanta paciência. Com ela eu aprendi que a minha liberdade de ir e vir sempre me trouxe sã e salva pra casa. E que, por livre e espontânea vontade, eu escolhia acordar, imitar um passarinho (como foi mesmo que começou isso?) te dar um abraço, apoiar minha cabeça no teu peito, e fingir que cochilava mais um pouquinho.

Com mamãe eu aprendi outras pequenas coisas como fazer salada de atum, não lavar panela de teflon com o lado áspero da esponja, limpar os potinhos plásticos antes de colocar o lixo da reciclagem, espalhar naftalina na roupa pra evitar traças, passar vários cremes no corpo pra manter a pele hidratada, dividir com minha irmã o último brigadeiro...e eu fico imaginando o quanto deve ter sido incrível e desafiador pro meu cérebro descobrir todas essas coisas que escola nenhuma poderia me ensinar. 

Fico imaginando, quantas coisas fantásticas a minha mãe despertou em mim e o quanto de mim é tudo dela. Fico imaginando o tanto de admiração, amor e gratidão meu coração foi capaz de produzir ao longo desses 26 anos. Não consigo calcular, por que a matemática mamãe não conseguiu me ensinar. Mas eu fico feliz, muito feliz de saber que a lição mais valiosa do mundo, ela me ensina até hoje: só uma pessoa no mundo pode me amar mais do que eu mesma, e essa pessoa é ela.

Parabéns mamãe. Por todos os presentes que você me deu todos os dias. Queria poder retribuir, te ensinar qualquer coisa besta, com a mesma intensidade que você me ensinou, ou pelo menos estar perto o suficiente pra te dar um abraço, sentir teu cheiro, e dizer no teu ouvido (mesmo sabendo que você morre de cócegas) o quanto eu te amo.

Feliz aniversário. :)

You Might Also Like

46 comentários

  1. Grayce26.9.12

    Liiindo Carol! Texto simples, bonito e emocionante! Parabéns à sua mamãe!

    ResponderEliminar
  2. Que declaração linda! Parabéns Carol. Tenho pela minha mãe a mesma afeição, amizade e admiração que você tem pela sua. Estou com os olhos marejados depois de ler sua declaração. Lindo mesmo. E parabéns para sua mãe. Com toda certeza ela merece um dia lindo.

    ResponderEliminar
  3. ANELISE26.9.12

    Fiquei emocionada com suas doces e saudosas palavras, tudo que eu queria dizer para minha mãe também!!! bjs

    ResponderEliminar
  4. Ai q lindo,na maioria das vezes só quem já não tem a mãe dá valor q ela merece,parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Nunca comento em blogs, tenho esse mal costume. Mas acompanho o seu, exclusivamente, todos os dias. Mas hoje, diante de suas palavras, tive que comentar! Amei seu post Carol, ficou lindo. Sua mãe deve ser uma pessoa maravilhosa, assim como você mostra ser em todos seus posts! Sou sua fã! Um beijo!

    ResponderEliminar
  6. Confesso que chorei e me vi em alguns momentos lembrando da minha minha familia...! Parabéns! Godblessu!

    ResponderEliminar
  7. Ei Carol! Devo confessar que não tenho o costume de comentar em blogs! Mas acompanho muito deles, e o seu exclusivamente, acompanho todos os dias! :D
    E hoje, diante dessas suas lindas palavras, não resisti e vim comentar! Adorei seu post, e com certeza sua mãe deve ser muito feliz e abençoada por ter você como filha! Você nos mostra tantos sentimentos com suas palavras! Parabéns a ela pelo aniversário, e mais ainda pela educação que ela soube lhe dar! Sou sua fã! hahahahahha beijos

    ResponderEliminar
  8. A mãe nem é minha e eu aqui chorando feito uma boboca com esse texto hauhauhauahua linda homenagem, parabéns pela mãe maravilhosa que vc tem!!!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pra sua mae, haha

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Thaynara Moreira26.9.12

    Carol, que texto lindo! terminei de ler com lágrimas nos olhos. Tenho certeza que sua mãe se sente da mesma forma com relação a você: abençoada e lisonjeada por te-la como filha.
    beijos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo26.9.12

    chooorei! texto lindo, parabens muita saude,felicidade pra ela!

    ResponderEliminar
  12. Oi Filha, obrigada pelo post ficou lindo, lindo, lindo! Fiquei sem palavras.
    Foste sempre muito atenta e esperta, por isso aprendeste tanto.
    Obrigada pelo reconhecimento, pela gratidão e pela homenagem.
    Obrigada também aos teus fãs que nem me conhecem e me deram os parabéns.
    Beijo linda, te amo.

    Mamis

    ResponderEliminar
  13. Não costumo comentar em blogs, Mas acompanho o seu, todos os dias. Hoje diante deste texto e das muitas lagrimas q me causaram tive q comentar...Texto Perfeito...Parabens pra vc e pra sua mãe

    ResponderEliminar
  14. Chorei muitooo...texto perfeito...
    Parabens pra sua mãe e pra filha deve q comove com as palavras....

    ResponderEliminar
  15. Anónimo26.9.12

    felicidades pra vc e sua mae.bj

    ResponderEliminar
  16. Lindo e intenso, amor. Parabéns!

    ResponderEliminar
  17. Carol, que coisa mais linda de se ler!
    É maravilhoso poder ver que ainda existem relações e mães exemplares.
    Acabei de ler o texto com os olhos cheios de lágrimas.
    Ah, e você é uma fofa! Muita vontade de te abraçarr ahaha.
    Super beijo em vocês, e feliz aniversário pra sua mãezona!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo26.9.12

    Carols, faltou vc escrever q foi com sua mãe q vc aprendeu a ter sensibilidade e tocar o coração das pessoas! Vc tocou o meu! Parabéns a sua mãe q tem uma filha como tesouro!

    ResponderEliminar
  19. Meu deus, que texto lindo, Carol!
    Sua mãe deve ter muito orgulho da filha incrível que criou.
    Parabéns pra ela! <3

    ResponderEliminar
  20. Anónimo26.9.12

    Ai menina.. To chorando.. Emocao!!!! N fala de mae... De filho.. Q me acabo. N sou boa nas palavras... Pessima em descrever um amor tao grande como esse.. Mas me vi nas suas.
    Sua linda... Parabens p sua mamae... Principalmente por te ensinar a ser quem vc eh!

    Bju.
    Paula

    ResponderEliminar
  21. Anónimo27.9.12

    Oii Carol, acompanho o blog, virou um vício, acho incrível a sua forma de se comunicar e seu jeito de fazer moda acessível! E a cada dia a gente vai se sentindo um pouquinho íntima, então me vem muitas perguntas a mente, você tão novinha já batalhando tanto, é realmente uma inspiração, com quantos anos começaste a trabalhar? Como você foi parar no Rio? Com o que trabalhas? Se você puder responder as curiosidades da fã aqui agradeço!

    E sua mãe deve ser muito orgulhosa de ter uma filha como você!

    =***

    ResponderEliminar
  22. Que lindooo! Chorei bastante por também ter com a minha mãe uma relação muuuuuito especial e, principalmente, porque dia 26 também foi o meu aniversário. Mil beijos!

    ResponderEliminar
  23. Acho impressionante como é fácil se emocionar com as coisas que você escreve Carol...
    É muito bonito e desafiador ser blogueira e expor tanto sua vida, sua história, mas você o faz de uma maneira linda!
    Eu, me pego várias vezes chegando em casa e contando pra minha mãe " Mãããe, hoje a Carol fez isso, ou aquilo ", e ela no começo me encarava meio assim 'Que Carol, meu Deus?' hahahaha, mas com o tempo se acostumou que era de você eu eu sempre falava!
    Nós nos identificamos com você, e é esse o motivo de virmos aqui toooodo dia, e ficarmos frustradas, esperando notícias suas quando o trabalho lhe consome, rs!

    Pelo pouquinho que te conheço, imagino como deve ser triste estar longe de sua mamãe logo nesse dia tão importante...
    Sua mãe é liiiiiiiinda! Desde o outro post antes de você vir pro Rio, onde você foi a praia com sua família toda, que eu acho sua mãe super estilosa com essas madeixas selvagens, rs! Deve vir daí toda sua noção de estilo, ou pelo menos boa parte dela...

    Parabéns pra sua mãe, e que ela lhe acompanhe por muuuuuuuuitos, mas muuuitos anos mesmo!

    Beijinhos!

    PS: Sua cara é a mesma! hahaha Mudou nada!

    ResponderEliminar
  24. Nossa Carol, vendo essa declaração de amor e gratidão é que me dou conta da imensa responsabilidade que é ser mãe e também quão enriquecedora é essa experiência. Se o filho que carrego no ventre demonstrar a metade desse lindo amor por mim me sentirei a mulher mais realizada desse mundo!
    Tenho certeza que sua mamis sente essa satisfação.
    Beijos linda e você com certeza é mega merecedora de tudo o que conseguiu e conseguirá, que não será pouco.

    ResponderEliminar
  25. Nossa Carol, lendo essa sua linda declaração de amor e gratidão é que me dou conta da imensa responsabilidade que é ser mãe, como também quão gratificante esse árduo ofício é.
    Se eu tiver a competência de criar uma relação tão especial com o filho que carrego no ventre serei a mulher mais feliz desse mundo! Sua mãe realmente é uma mulher muito feliz por carregar esta satisfação.
    Beijo linda e com certeza carregas uma estrela muito especial.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo27.9.12

    Lindo, lindo lindo... Li com os olhos cheios de lágrimas!

    ResponderEliminar
  27. CAROLINA!!!
    Estou grávida e não aguento essas coisas viu?
    A cada frase lida era como se eu me projetasse nas suas palavras,aprendizados,pra ser uma mamis digna de uma homenagem e gratidão dessas.PARE de fazer textos assim,emocionantes,porque por hora não tô podendo,e fã nº 1 que sou,tô aqui direto..hahahaha

    Lov u gata♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carol,sou,eu Lulli! hahahah..nem vi que minha irmã tava logada nesse perfil e comentei..hahahahah

      Eliminar
  28. Thatiana27.9.12

    Parabéns por ter conseguido absorver a essência das lições da sua mãe. E, sem dúvida, esse é o melhor presente que ela poderia receber: a certeza de saber que valeu a pena. E, como ela mesma falou, você estava atenta e esperta para aprender. A segurança e coerência do adulto na hora de transmitir as "mensagens" são a chave do tesouro. Sua mãe sabia o que estava fazendo. Feliz por ela ainda ter tido "de brinde" uma filha que sabe se expressar. Tenho certeza que ela se sente presenteada diariamente, assim como nós, em poder acompanhar seu amadurecimento. Ele é mais explícito do que você imagina. Como mãe, não há prazer maior de se viver. Ah! Eu não sou velha!!! Hahaha Estou nos meus 35 anos, mas sou mãe também. E você Carol, com os seus dons de expressão (textos, ilustras, etc) é a voz da nossa alma. Obrigada por mais isto.

    ResponderEliminar
  29. Mães! <3
    Sempre serão mães. A minha é tãaaao FODA que é mãe/pai desde os 3 anos. E é tão mais FODA ainda que ela foi capaz de eu não sentir o buraco da falta que a imagem de um pai tem. Tenho saudade do meu pai, mas minha MÃE é TUDO. TUDO PRA MIM. UM SONHO PRA MIM. /já cantei isso pra ela na escolinha. hahahahah


    beijo

    lindo texto. me emocionei.

    ResponderEliminar
  30. Maria Clara27.9.12

    Texto lindo, Carol, emocionante e inspirador!

    Parabéns à sua mamy por mais essa primavera (literalmente!) e por ter criado uma filha tão delicada e talentosa como vc!

    bjinhus

    ResponderEliminar
  31. Anónimo27.9.12

    Oi Carol

    Venho sempre aqui mas raramente comento, porém ao chegar ao final deste texto lindo com lágrimas nos olhos (como tantas outras aqui) não pude deixar de registrar minha admiração por você. Este é meu blog preferido, não só por causa da moda (nem sou tão ligada assim neste assunto), mas por causa dos teus textos que são sempre muito bem escritos, tua postura diante da vida, teu talento de artista, teus desenhos (ainda comprarei uma gravura, mas quero escolher uma que tenha algum significado para mim). Aprendo tanto contigo menina...até para o RJ irei em novembro passar um final de semana por conta das fotos lindas que você posta de Ipanema (também quero aproveitar esta praia!).
    Parabéns para tua mãe, que com certeza ganhou um presente lindo com a publicação deste texto no blog.
    Sou tua fã Carol, sempre.

    Beijos,
    Tagi

    ResponderEliminar
  32. meu deus, que lindeza de declaração!!! gostaria de saber q minha filha me ama pelo menos 1/3 disso...ou de ter a certeza de q estou acertando na educação dela como fez a sua mãe, pelo 1/3 também...mas uma coisa eu não consigo entender: como ela consegue viver longe de vc? eu morreria de saudade e angustia sem a minha filha.
    parabéns carol...pela filha cheia de gratidão q vc é.
    parabéns pra um exemplo de mãe que é a sua...E muitos anos de vida pra ela!!!

    ResponderEliminar
  33. Ilonna27.9.12

    Aff Carol, vc consegue me fazer chorar sua besta (no bom sentido, rs)!! Vc consegue colocar cada palavra no seu devido lugar, mto lindo!!!

    Bjos!!

    ResponderEliminar
  34. Carol, dia desses comentei no seu instagram que a sua mãe deve se orgulhar mto da criação que te deu (ou alguma coisa desse tipo) e volto aqui pra repetir: os ensinamentos que ela te passou, são a maior herança que ela pode te deixar. A sua genética é demais - bonita, inteligente, criativa - mas o seu caráter parece melhor ainda e esse, não se nasce, se adquire... Parabéns duplamente pra ela, por mais um ano de vida e pela pessoa que ela deu a vida!

    Beijos!

    www.blogdamariahelena.com

    ResponderEliminar
  35. Anónimo27.9.12

    Pelo jeito, muita gente chorou por aqui.
    Lindo texto, Carol. Muito sensível.
    Beijo.
    Bianca

    ResponderEliminar
  36. valmarcia27.9.12

    Ai que Lindo Carol!! Delicia ter MAE para poder dizer isso nao é mesmo.... O que tenho a dizer que por incrivel q pareça a cada ano esse amor tende a aumentar.... eu ja tenho 10 anos a mais que vc, e posso dizer que tenho essa sensação com a minha... Agora ainda mais que ja sou mamae tb.

    Bjs

    ResponderEliminar
  37. Felizes aqueles que ainda tem suas mães pois a saudade que elas deixam é maior do que o universo!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo27.9.12

    Parabéns a sua mãe Carol, tenho uma filhinha de 6 meses e vou passar para ela toda essa simplicidade e humildade que sua mãe te passou, ensinando sempre a valorizar as coisas pequenas e simples da vida e a ser uma gerreira como vc...Parabéns a vc pelo blog, leio sempre vc é uma das minhas blogueiras favoritas !!! bjo.

    ResponderEliminar
  39. Tenho preguiça de ler esses textos enormes de blogs de moda, etc e tal..mas incrível que eu nunca me arrependo de ler os seus. E toda essa facilidade que você tem de saber se expressar nas mais bonitas e poéticas frases, palavras escolhidas a dedo para demonstrar o que tá sentindo.
    É incrível como nós leitoras, conseguimos entender tudo o que você tem a dizer, sem parecer superficial ou até mesmo vago, nas mais simples palavras.
    Parabéns carol, você nunca decepciona.


    E parabéns a sua mamis também, que soube criar uma filha com os melhores valores e lições eternas, que te torna diferente da multidão.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  40. carol, nunca tinha comentado, mas depois deste seu texto tão verdadeiro, não tive como me contar. sua sensibilidade pulou além palavras. lindo texto.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo28.9.12

    Que texto lindooo! ;) Fiquei emocionada!

    ResponderEliminar
  42. Ai Carolzita...LINDO LINDO LINDO 3x pra garantir demais!

    ResponderEliminar
  43. Minha linda, só hoje vi este post e aproveito pra dar-te os parabéns duplamente: 1º pela beleza dessa merecida homenagem à minha também querida e amada mana e 2º pelo teu aniversário que é hoje (16/10) uma data tão especial, pra todos nós, das famílias França e Burgo, que tivemos a honra de conviver contigo e acompanhar o teu crescimento pessoal e profissional. Você ainda vai muito mais longe, menina!!! Beijos da tia que também te ama muito! <3 PARABÉNS!!!!

    ResponderEliminar
  44. hahahaha pela 1ª vez eu consegui ser a 1ª a dar os parabéns para alguém!!! só por causa do fuso horário :P

    ResponderEliminar

Subscribe