Um diário de vida, viagens e estilo.

a (arte) da procrastinação

09 agosto 2012


// Um post que não tem nada a ver com moda. //


Nunca, na minha vida, produzi tanto quanto agora. Desde que cheguei ao Rio de Janeiro, tenho me dedicado cada dia mais a desenhar, desenhar, desenhar. Deixo de dormir pra desenhar. Deixo de sair de casa pra desenhar, deixo de comer por que estou desenhando e esqueço o tempo passar. 

Subo as escadas do prédio pensando num próximo desenho, faço a feira no supermercado pensando que aquelas frutas dariam também uma linda ilustração. Olho para as árvores, que agora estão com as folhas vermelhas, e penso que seriam a composição de uma bela estampa. Coloco cada vez mais de mim em cada traço, encontro cada vez mais o estilo que me dá prazer desenhar, sigo cada vez mais os meus instintos e cada vez tenho menos peso na consciência de não ser uma pintora de cavalete (já que esse era o meu sonho). 

E esse processo todo não foi uma busca. Foi uma aceitação, um encontro, na verdade. A mudança completa de vida se refletiu na minha forma de pensar, na minha roupa e até no meu trabalho. 

Só uma coisa não mudou nada: a procrastinação.

Eu sou a pessoa que mais empurra as coisas com a barriga. Empurro para amanhã a pia de pratos pra lavar, empurro as contas pra pagar, empurro a arrumação do guarda-roupa, empurro a resposta dos emails, empurro tudo aquilo que eu sei que vai ser cansativo, repetitivo e nada criativo de se fazer. E por isso, todas essas tarefas automáticas vão se acumulando numa barriga imaginária que cresce, todos os dias, por culpa do meu comodismo. 

E taí. Tanta ilustração, pessoas queridas querendo comprar, gente de vários lugares querendo encomendar coisas, mil projetos de camisetas ilustradas, almofadas, agendas e tantas outras coisas que me passam pela cabeça todos os dias e a única atitude que eu tomo é continuar criando, sem realizar nada de fato. Isso deve ser uma arte, né? Ter ferramentas nas mãos e preferir não usar em prol da preguiça. 

Ao mesmo tempo que eu me condeno, dia após dia, por esse comportamento meu nada empreendedor, que perde oportunidades a cada esquina, eu me contento e me alegro em pegar no lápis mais uma vez, e criar de novo e de novo e de novo, algo que possa inspirar outras pessoas a tomarem mais atitudes do que eu.


Beijos, Carols
37 comentários on "a (arte) da procrastinação"
  1. Carol, acho que a beleza da sua arte está exatamente no fato de você desenhar sem pensar somente na "recompensa". Entretanto, eu seria uma dessas que estaria na fila pra ter uma tatuagem com um desenho seu! HAHA.Concentre-se, você vai longe! Sucesso, beijos!

    ResponderEliminar
  2. Marcelle9.8.12

    Estão muito lindas Carol!

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    primeiramente, queria dizer que adoro o seu blog!
    E queria avisar também que nós da Jackie Lingerie estamos fazendo um super sorteio de 10 lingeries para quem curtir o nosso Facebook! Já temos mais de 4000 fãs!
    Tudo explicadinho no nosso blog - http://jackielingerie.blogspot.com.br/2012/07/primeiro-sorteio-da-jackie-lingerie.html
    Esperamos fazer uma parceria com você em breve!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Eu entro nesse fila também Keity!!!! Carol suas ilustras são muito amor e traduzem muito dos meus sentimentos, por isso sou louca pra um dia fazer uma tatoo com uma arte sua. Parabéns! <3

    ResponderEliminar
  5. Suas ilustrações são lindas e seu texto foi muito sincero, gostei! Sou sua fã :)

    ResponderEliminar
  6. Carols, como venho aqui mais pelo que vc escreve do que pelos looks (para mim eles são meros detalhes, eu sei, eu sei, o blog é de moda...) gostei muito desse post. As ilustras são lindas, delicada a menina com a flor no cabelo
    bjs
    Renata

    ResponderEliminar
  7. Ah, vai cagar, pô! Tu é boa pra cacete (nem gosto desse tipo de palavra, mas só falando assim). Fico de espectadora-leitora-oculta todos os dias no teu blog... Vejo só coisa linda aqui... fico só sonhando e pensando... pensando nas criações que eu poderia montar com o q já tenho no armário. E desde semana passada tenho te achado estranha (olha, como se eu te conhecesse pessoalmente.. putz), senti tua falta aqui, e até no q postava eu percebia q tu não estava legal. Mas nada que vc tenha q se crucificar. Acabo de ter a constatação de q tu é mesmo uma artista. Pq ARTISTA q é ARTISTA tem sua loucura específica. ARTISTA nunca é a mesma pessoa, está sempre inquieto... mas quando pára pra criar... putz... sai de baixo! Bom, já escrevi demais. Só tenho a te dizer que o tempo não pára, ele corre... e corre bem... não perca ele de vista. Invista em algum projeto sério, vá atrás (ou melhor, ele já está atrás de ti). Não enterre seu talento, pois mais pessoas precisam conhecê-lo. bjus

    ResponderEliminar
  8. Carol, eu acho que tu deveria sortear uma das tuas ilustrações pra tuas leitoras,eu iria adoraaaaaaaar emoldar uma dessas e colocar no meu quarto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cássia Sostizzo10.8.12

      super curto isso Paulinha !!! rs

      Eliminar
  9. kelly9.8.12

    linnnnda ilustração de Gonzaga!!! parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo9.8.12

    Menina nao disperdisse as oportunidades... Deixa a preguiça de lado pra nao se arrepender depoiis!! Seu trabalho é lindo, esse talento é uma dom que Deus te deu, aproveite!!!

    ResponderEliminar
  11. Juliana Salinas9.8.12

    Sou apaixonada por suas ilustrações e suas palavras... Te acompanho desde Recife há quase dois anos, sou de SP e estou de mudança pro RJ... espero poder te encontrar um dia e dizer tudo isso pessoalmente.. Beijoss

    ResponderEliminar
  12. Lais9.8.12

    Eu adoro o seu blog, e agora estou encantada com seus desenhos. Voce deveria deixar de lado a arte a procrastinação e começar a se inteirar da arte do empreendedorismo, eu amaria ver roupas com suas estampas, camisetas e tudo mais. babei, prontofalei. beijo

    ResponderEliminar
  13. Um post nada haver com moda e um dos que mais gostei, tanto que acho que é a primeira vez que estou comentando aqui no seu blog apesar de acompanha-lo ha bastante tempo.. Admiro muito o seu trabalho e acho que o fato de você estar trabalhando com criação diretamente agora, deve estar lhe incentivando ainda mais a se dedicar nesse seu dom.. Afinal vi que desde pequena você tem essa paixão né? <3 Adoro seu blog, Carol. É o mais sincero e o que eu mais me identifiquei de todos que acessei e espero que você continue sempre o atualizando, mesmo que seja desse seu jeitinho, quando der e quando a preguiça deixar :) Isso aqui não tem que ser uma obrigação e sim uma diversão para você e é isso que o torna tão especial para as leitoras. No dia que você vai parar na "shame" foi incrivel como todas as meninas só falavam bem do seu blog, bem diferente dos outros posts.. Você é bem querida apesar nem a conhecermos. Te desejo todo o sucesso do mundo.

    ResponderEliminar
  14. Carol, suas ilustrações são encantadoras. Adoraria ver elas em diversos produtos e com certeza compraria um pôster aqui pra casa.

    Você é muito talentosa, mulé!

    =P

    um beijo, Ju
    http://www.temnomeuquintal.com/

    ResponderEliminar
  15. Anónimo10.8.12

    Carol, faça o que você quiser! Desde que não se condene ou sofra pelas escolhas ou não escolhas, agora ou depois. Isso você não pode fazer consigo mesma. Se não queres comercializar seu talento e arte, só o fato de compartilhá-los com aqueles que ama e tantos outros que você nem conhece já dá sentido ao seu trabalho, `às suas horas de sono perdidas, à sua transpiração. Pecado seria que coisas tão lindas ficassem trancafiadas num apartamento sem serem divididas, sem cumprir uma missão. É claro que eu, anonima aqui, que adoraria te conhecer pessoalmente, ficaria mais feliz ainda se tivesse uma camisetinha com uma estampa sua, assinada no final.
    A preguiça nos entreva, luto contra ela todos os dias também (e tenho vencido! rs). Se você quer fazer além, não permita que a inatividade te imobilize. Por favor, realize! Mas só se você realmente quiser. Se precisar de uma forcinha, eu te ajudo! rsrs

    Beijo!
    Luana Batista

    ResponderEliminar
  16. Carol, sou mais uma das suas leitoras que passa por aqui na mesma frequencia com que lê seus próprios emails mas raramente comenta. Amo seus looks são sempre inspiradores e principalmente reais! Inspiração de verdade, de gente normal! Mas hoje não tive como não comentar... sua definição de procrastinação meio que me diagnosticou. Sou eu todinha e por isso te entendo super...AS vezes viver cansa e só criando a gente consegue meio que desbafar um vazio e uma reflexão que só acontecem dentro da cabeça da gente, né? Parabéns pelo blog, pelos textos, pelas ilustrações mara... Persista acreditando que coisas boas acontecem para pessoas boas! ;)

    ResponderEliminar
  17. Carol, já salvei milhares de ilustras suas porque queria muito fazê-las de quadros na minha parede, mas juro que só não imprimi ainda porque acho um trabalho tão lindo, tão lindo, que não consigo imprimir sem autorização e sem pagar nada por isso sabe?

    Já te perguntei umas 2x no twitter por quanto vc vende as ilustras mas não tive resposta... É sério Carol, acho que vc poderia sim vender suas ilustras num arquivo com super qualidade. Vc merece demais receber por esse trabalho incrível que faz!!!

    E mulheeeeeerrrr, deixe de coisa que a gente entende bem essa história de procrastinar!!

    Um beijão!

    ResponderEliminar
  18. Carol, conheci esse blog hj e to passada com os achados da dona em brechós no rio, não conheço o rio, não sei se os brechós são perto de vc, mas dá uma olhadinha
    http://www.temnomeuquintal.com/

    gostei bastante bjusss
    adoro o blog =D

    ResponderEliminar
  19. http://www.temnomeuquintal.com/ Olha isso é bem sua cara, cheia de brechós!
    Não é spam não, conheci esse blog hj!

    ResponderEliminar
  20. Cíntia Frazão10.8.12

    Carollll, amei a de Gonzaga, sensacionallll !!!! quero uma dessas !!! Bjussssss

    ResponderEliminar
  21. Poxa, isso é um saco...sou muito parecida com vc.
    Mas vai um conselho. Acorda garota!!!
    Você é linda e muito criativa, apesar do conselho vir de alguém que empurra tudo com a barriga também...
    beijos...

    ResponderEliminar
  22. Uau!

    Adoro os seus trabalhos!

    São lindooooooos! Cada vez que você mostra coisas novas eu me derreto toda!
    Parabéns, flor!

    BjoOoO

    ResponderEliminar
  23. Seus trabalhos são lindos! =D

    ResponderEliminar
  24. Que lindo

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  25. janaina francine10.8.12

    Carol, eu também adoro desenhar, mas nem de longe com esse seu talento. Há muito tempo que não encontro aquarelas à venda aqui em pernambuco. Nem daquelas que vinham em pastilhas coladas numa paleta de papelão com um pincelzinho furreca para crianças, lembra?! Me diz, por favor, onde posso comprá-las. Obrigada e, como sempre, parabéns pelo dom.
    janafrancine@hotmail.com

    ResponderEliminar
  26. seus desenhos são lindos! adorei essas cores! deu vontade de encomendar também... hehehehe Mas veja pelo lado bom: vc teve a prova de que faz por amor, faz porque gosta, porque é bom pra vc, e não pela expectativa do outro. Um dia, quem sabe, c pega esse estoque gigantesco e faz uma exposição, lança um livro, lança uma coleção na marca da sua tia... o futuro dirá!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo10.8.12

    Sonho com o dia em que sua veia capitalista vai aflorar e eu poderei ter uma ilustra sua na humilde parede do meu cafofo, quero muiiito Carol, de verdade. Já quero reservar essa do Gonzagão, para mim, tou falando seríssimo!

    Beijocas,
    Elen.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo10.8.12

    Carol, seu trabalho é lindo! Deve investir nesse seu dom. Beijão.
    Simone

    ResponderEliminar
  29. Campanha Carol desenha minha tattoo!
    E suas palavras sobre a procrastinação podiam ser minhas, falta-me foco, falta-me concentração.

    http://shoesandshows.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  30. Posso sugerir uma coisa? Se a sua condição financeira permitir, contrate uma pessoa para cuidar desses assuntos pra vc. É por isso que artista tem secretário, agente, etc. Você é artista, Carol. Não tem q ficar lidando com essas burocracias, ao mesmo tempo que vc tb não deve perder essas oportunidades, pois, é fruto do seu talento e do seu trabalho. Curto muito as suas ilustrações.
    bjos

    ResponderEliminar
  31. Lindo esse desenho do Gonzagao! Eu quero muito!!!!
    beijos

    www.umabrasileiraembeverlyhills.com

    ResponderEliminar
  32. Paula12.8.12

    Carol, acompanho seu blog há uns anos e nunca comentei aqui... mas agora tive que dizer: esse seu cangaceiro tá FODA! Lindo demais!

    ResponderEliminar
  33. Carol, sou pernambucana (de Caruaru) e descobri seu blog qdo c tava de mudança pra o Rio, e mudanças me fascinam, rsrsrs, então acompanho tuuudo q c fala e de fato dá pra perceber q isso se reflete em vc tb (e sonho conhecer essa cidade). Suas ilustrações são liiiindaaaaas... perfeitaaaaas. Admiro e já tenho na mente o desenho de uma tatoo q queria q vc desenhasse pra mim, usando o coração e os diamantes q c desenha, qdo começar a vender, vou pedir uma, juro... rsrsrs. Adoro seus corações e essa ilustra do Gonzagão arrasaria numa camiseta. Segue o conselho da Mirian acima e contrata alguém, ou monta uma loja vitual, enfim, o mínimo de burocracia pra vc continuar inspirada e inspirando. Mas q te faça feliz q é o melhor, né. Bjo e sucesso demais que seu talento merece!

    ResponderEliminar
  34. Eu já pedi pra ser sua produtora né?! Já te convidei pra vir pra Nuvem Produções... o convite tá feito, não empurre esse meu pedido pra depois ;) Você ia arrasar conosco, pois antes de tudo sou sua fã e esse seu crescimento como artista está cada vez mais visível e urgente! Tamo por aqui! Bjos da leitora

    ResponderEliminar
  35. Anónimo3.1.13

    Como assim, " Um post que não tem nada a ver com moda"? Vc relatou lindamente seu processo criativo. Também me identifiquei muito com sua característica de "procrastinadora". Sugiro que aceite ajuda dos que estão em volta para não perder oportunidades valiosas que poderão lhe levar a ainda mais caminhos criativos. Afinal, a gente cria para os outros, e empreender pode tb ser a arte de compartilhar. BJôs.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo3.1.13

    Menina, e nem sua assinatura nas criações vc coloca? Veja que tem alguns programas que fazem isso,no automático. É só vc acionar e pronto, tá lá, sua arte marcada, sem trabalho algum. Só não sei quais nem onde achar, investigue junto a seus amigos. O pessoal de fotografia que usa.

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature