Um diário de vida, viagens e estilo.

com amor, Frida

24 novembro 2011
Já falei de Frida Kahlo mil vezes aqui no blog. Vivo fazendo posts sobre ela, vivo tirando fotos dos livros que coleciono sobre Frida no meu Instagram. A verdade é que eu conheci Frida Kahlo há pouco mais de 5 anos. Não vou dizer que sempre admirei a obra da artista, por que eu nem sequer conhecia, apesar dela ser uma das figuras mais icônicas do século 20.


Tinha um bar mexicano em Boa Viagem, o Tacos, que eu ia de vez em quando e numa dessas idas prestei atenção a algumas imagens que estavam emolduradas, penduradas na parede próxima ao banheiro do bar. Eram fotografias de uma das mulheres mais magnetizantes que eu vi na vida. Apesar de ser somente por fotografia. Lá estava aquela mulher, de roupas exuberantes, cabelos arranjados com tranças e flores, vários anéis adornando os dedos, um batom vermelho intenso preenchendo os lábios bem desenhados e um olhar desafiador, incontestável, profundo e zombeteiro. Não lembro exatamente quem foi que me segredou, mas uma voz chegou ao meu ouvido e disse: "Essa é Frida Kahlo. Você deveria conhecer a obra dela."

A partir desse dia Frida foi um nome que ganhou outra dimensão, outros contornos na minha vida. E eu nunca mais larguei. Pesquisei tudo e desde esse dia eu coleciono livros sobre a pintora. Biografias, compêndios de obras, cartas, receitas, imagens, tudo sobre Frida. Por fim, este ano, decidi que uma das minhas próximas viagens será para o México, onde eu pretendo visitar principalmente a Casa Azul, casa onde Frida Kahlo nasceu e onde se encontra hoje, em exposição, o maior acervo de peças da vida e obra da artista. É uma meta de vida, conhecer o México. Meu destino é conhecer a terra de onde brotou um ser tão extraodinário.

E como se fosse uma confirmação do universo, eis que eu entro no avião, a caminho do Rio de Janeiro, e me deparo com a nova edição da revista da TAM anunciando que a companhia aérea tem um novo destino: Cidade do México. Desculpa TAM, mas eu tive que trazer a revista pra casa comigo. 

Eis que a revista tem uma matéria maravilhosa com várias dicas de museus, palácios, centros culturais e programações para se ver e visitar no México. Na revista tem também a dica da "melhor biografia já escrita sobre Frida Kahlo." Mais uma coincidência do destino: há pouco mais de um mês comprei a bendita biografia sobre a pintora e esse tem sido meu livro de cabeceira todas as noites.


É impossível conhecer a vida de Frida e não se apaixonar pela obra e pela pessoa espantosa que ela foi e por isso achei que seria muito válido compartilhar com vocês esta dica de livro. Sem dúvidas, de todos os artistas modernos que algum dia eu estudei na escola ou pesquisei por fora, Frida foi a artista com quem eu mais me identifiquei em todos os aspectos: obra/vida/dor.

E aí vocês pensam: o que tem a ver Frida e um blog de moda? E eu deixo vocês com uma passagem interessantíssima desta biografia que relata o envolvimento emocional de Frida com suas roupas e mostra como o que vestimos tem mais a ver com a nossa alma, do que com a nossa aparência:

"Para Frida os elementos do vestuário eram uma espécie de paleta, da qual ela selecionava a cada 
dia as imagens de si mesma que queria apresentar ao mundo. [...] Frida encarava com uma atitude estética o ato de vestir. [...] Ela estava pintando um quadro completo, com cores e formas. [...] A vestimenta servia como substituto dela própria, uma segunda pele nunca totalmente assimilada pela pessoa escondida sob ela, mas tão integrada a ela que, mesmo quando era tirada conservava algo da pessoa que a usava. [...] Em seu diário ela descreveu que seu traje (...) era "o retrato ausente de uma única pessoa". Sempre uma forma de comunicação social, com o passar dos anos as roupas de Frida se converteram em antídoto contra o isolamento; (...) eram uma máscara e uma moldura. (...) as roupas distraiam Frida - e o observador - da dor interior." (Hayden Herrera)


Aos interessados:
Título: Frida - A Biografia
Autor: Hayden Herrera
Editora: Globo

Beijos, Carols

Ps: alguém aí já foi à Cidade do México? Aceito dicas. :)
15 comentários on "com amor, Frida"
  1. Puxa...Muto legal..Admito envergonhadamente rs..Que não conhecia...Mas adorei..

    Bjinhos

    www.pensaseeufosserica.com

    Mayara Lopes

    ResponderEliminar
  2. Que sensacional, Carol! Eu amo a obra dela, a aparência, as atitudes! A conheci depois do filme com a Salma Hayek, e depois disso foi só amor, passei a ler e ver tudo sobre ela!
    Vou comprar essa biografia, já tinha visto na livraria, mas não sabia se era boa. Obrigada pela dica!
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. De Frida so conheco ate o filme. :) Eh tao bom qdo vc se identifica com algo, alguem ou alguma coisa.... Gosto muito de escritores e dentre eles Garcia Marquez. Mas, falando em pintura, um dia compro um quadro seu. Conheci teu blog na epoca em que voce tava organizando sua exposicao e achei eles lindos.... vc eh uma mega-mulher Carolis, linda, encantadora, talentosa,sofisticada e inteligente. Falando nos quadros, quanto custou, na media, seus quadros?

    Xero

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde!! lembro do filme da frida que selma protagonizou...uma historia realmente linda..beijso e boa quinta!!

    ResponderEliminar
  5. É eu não devo saber tanto dela quanto você, mas sei que foi uma vida de dor, de acidentes, de Diego... mas enfim, acho as pinturas bem marcantes!
    Eu curto um site de camisetas e bolsas bacanas que tem estampa dela, dá uma olhada:
    http://www.nonsense.com.br/site/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=5139
    É linda!
    Beijos Carol, fica com Deus!

    ResponderEliminar
  6. Olá, vim te convidar para participar do sorteio que está rolando lá no blog, o prêmio é um kit Vistoria's Secret, o link é: http://www.pinkwomanfashion.com/2011/10/SORTEIO-BLOG-PWF-VICTORIAS-SECRET.HTML

    Obrigada desde já!
    Bjuxx

    ResponderEliminar
  7. Carol, você é demais.
    (eu sou a sua leitora de Porto Alegre/RS que meteu pau no Garotas Estúpidas, sabe?).

    Como não vou me apaixonar por esse blog? você escreve com a alma e faz o leitor viajar.

    Não é a toa que você e a Maria (do blog 2beauty) estão sempre evoluindo e crescendo nesse meio tão fast.

    Você é demais! me sinto nerd falando isso, mas gostaria de visitar recife e conhecê-la pessoalmente!
    Quem sabe na minha lua de mel... hohoho
    Bjs
    Karina

    ResponderEliminar
  8. Por isso que amo este blog!

    Não tem nada de futilidades aqui, tem sua alma. Parabéns.

    Vou comprar o livro, fiquei curiosa, tb não conheço. Obrigada pela indicação Carol, bons livros são alimento da alma. Bjos

    ResponderEliminar
  9. Jacqueline25.11.11

    Como não vou me apaixonar por esse blog? você escreve com a alma e faz o leitor viajar.
    [2]

    exatamente isso que queria dizer, olha que não sou de deixar comentários em blog nenhum, mas precisei dizer, vc é incrível e de uma simplicidade mais incrível ainda.

    Bjo Carol :)

    ResponderEliminar
  10. Carol [toda íntima], saca o que acabei de achar em minhas andanças pela net:
    http://gustavoaimar.blogspot.com/2011/11/un-poco-frida-un-poco-geisha.html

    Só consegui lembrar deste post! =)

    ResponderEliminar
  11. Maria Clara27.11.11

    Oi, Carol!
    A verdade é que há alguns dias vim parar aqui e, para ser sincera, nem me lembro como foi esse caminho... rs

    Tenho o sentimento bobo de me sentir meio "intrusa" lendo os posts de alguém sem me identificar antes, então: oi, muito prazer, me chamo Maria Clara, sou de MG e adorei tudo oq vi e li por aqui! =)

    A história da sua vida é o conto-de-fadas da vida real, muito bonita e cheia de "perosagens/personalidades" interessantes.

    Bom gosto com conteúdo, talvez essa seja a chave do seu sucesso!

    Novo blog na listinha dos favoritos! =)

    bjinhu

    ResponderEliminar
  12. Cara! Fui a Casa de Frida Kahlo e Diego Riviera (vc conhece as obras dele ? Tb são sensacionais e são tipo, grandes cartões postais do México tb) ano passado quando viajei ao México! Fiquei bolada!!! O México é simplesmente SENSACIONAL!!! Ficamos (meu noivo e eu) 11 dias por lá e não conseguimos ver tudo o que queríamos... tem MUITA coisa! E tudo pelo rua é obra de arte legal!!! Eu pirei muito!!!
    Ficamos no Hotel Ejecutivo (no centro mesmo, transversal a av. de la Reforma) e odiamos! Era barato, mas o atendimento era péssimo e não era muito limpo (era perto do Shopping e meio longe do metrô). Mudamos para o Hotel Segovia que é bem pertinho do Metro Insurgentes! Uma ótima localização (em frente a uma ruazinha de comércios e bares! :P). Cara, nós compramos um guia na banca aqui do brasil msm e fizemos todos os monumentos que queriamos por ele, compensa bem mais do que fazer tur. Para as pirâmides de Teotihuacan, tem que ir de carro pq é beeem longe mesmo! E outra coisa, fui comprar uma bolsa e tentaram me enrolar, mas meu espanhol é bonzinho e não rolou, então fica atenta!!! Enfim..se quiser saber mais alguma coisa, fica a vontade pra perguntar ;) aline.lcl@hotmail.com
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Sou toda amor, por sua causa Frida!

    ResponderEliminar
  14. Me idenfifiquei muito, parabéns!
    ARRIBA FRIDA!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15.12.12

    Legal, a Frida é demais!
    Fui pro México, passei pertinho do museu mas acabei não visitando :/
    Ah, uma dica, quando vc for viajar, não vai de Tam. O desembarque é pelo 2, onde a fiscalização é pior, e eles vivem parando as meninas porque acham que everybody quer ir pros EUA pelo MX rs. Enfim, fui de CopaAir e achei o voo ruim pra caramba, mas, em compensação, deu tudo super certo.
    E ah, o México é lindo, meu país favorito por ser tão receptivo e único :)

    Amei teu blog!

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature