Um diário de vida, viagens e estilo.

a saga do eyeliner

21 janeiro 2011
Lembram que eu estava devendo um post sobre delineador? Pois bem! Aqui está ele. Demorei muito catando referências, mas mais ainda ilustrando tudinho pra vocês!! Eu que fiz tááááá? Fiz as ilustrações especialmente pra esse post, assim ninguém vai ter igual! hehehehe.

Sempre me perguntei onde tinha começado essa historinha de delineador "olho de gato" e, parando pra pensar bemmm direitinho, começou uns 4000 anos antes de Cristo, mais precisamente o Egito Antigo. A gente sempre viu aquelas imagens de faraós com eyeliner e foi realmente no Egito onde se verificou o aparecimento das primeiras maquiagens. Sendo bem sucinta na história, posso dizer pra vocês que depois do Egito a maquiagem foi um "acessório" disseminado pelo mundo e várias culturas adotaram como forma de expressão. Em 1500 a.c. foi a vez da China e do Japão incorporarem a maquiagem na sua identidade visual, seguidos da Grécia e de Roma. 

No ocidente, no entanto, a maquiagem só surgiu muitos séculos depois, mais precisamente por volta do século 15. Ao contrário do  oriente, os países ocidentais acreditavam que a maquiagem obstruía a circulação e era vulgar e, por isso, era apenas utilizada por pessoas de classe mais pobre, atores de teatro e prostitutas. Mas o makeup teve o seu boom no começo no século XX. O advento de tantos outros produtos cosméticos foi uma oportunidade comercial que o mercado poderia perder se as mulheres continuassem achando que maquiagem era feio. Então o mercado tratou de tornar a maquiagem um item indispensável e sexy na bolsa e no rosto de qualquer mulher. Atrizes de Hollywood, pinups, modelos de campanha publicitária, tudo conspirando a favor da maquiagem. Até hoje, que a gente não vive sem. AHAHAHAH (que drama!)

Por isso separei várias coisas pra vocês: uma inspiration board, um tutorial simples de como fazer o tracinho de gatinha e algumas referências e sugestões. O post é enorrrrme! Vamos lá?

E aí meninas? Gostaram? Vão agora mesmo no espelho tacar o delineador?? =D
Beijos, Carols
8 comentários on "a saga do eyeliner"
  1. Preciso aprender a fazer melhor, a verdade é que tento mas quase sempre não acerto...ai aí, mas amei ver dicas aqui...vou tentar novamente agora!

    ResponderEliminar
  2. ADOOOREII!
    Demorou mais chegou, ne!

    Adorei o manual e as fotos..
    ficou bem explicadinho!
    AMEI! AMEI! AMEI! *.*

    ResponderEliminar
  3. Oba!! Muito bom!!
    Esse post é de "utilidade pública"!! rs.rs.rs
    Vou espalhar por aí...

    ResponderEliminar
  4. anna sandes21.1.11

    adorei o post!
    sempre uso só delineador nos olhos e no mesmo modelo.
    agora vou variar!
    outra coisa: pra mim só apareceram 6 sugestões e não 9..
    beijo, beijo

    ResponderEliminar
  5. Legal Carol..
    Agora vou ousar mais no delineador..amei vc fazendo tutoriais..espero por mais viu?
    bjo o look ta lindo!

    ResponderEliminar
  6. Eu não entendo pq as pessoas tem tanta dificuldade com delineador, sério axo tão fácil...deve ser a prática já que uso desde os 15 anos, a dica é fazer em cada ir testando, inventando, vendo o que fica melhor no rosto!
    E não encucar pq mesmo qnd um sai um pouco diferente do outro não dá pra notar!

    ResponderEliminar
  7. Posso me gabar? Passo delineador com uma mão só. E já consegui passar em um trem em movimento. Sou muito fera, hein? Ai, ai... Me invejem.

    ResponderEliminar
  8. KKKKK "eu!!! com meu olhinho de mangá" ri muito! Eu amo passar delineador. E dificilmente erro o traço. É só questão de prática mesmo.

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature