Portugal não é Europa

14:19

O título pode parecer errôneo, mas vocês vão entender o significado.

Toda essa coisa de você se vestir diferente e o povo olhar torto não é exclusividade de Recife. Na verdade, citando um dos textos recentes da minha querida amiga Brisa Dalila, pessoas são estranhas e acham tudo que não é estranho como elas, estranho. Por isso, tanto em Recife como em Lisboa é estranho você usar a moda como uma forma de linguagem diferente que, com certeza, vai dizer muito mais sobre o você do que o "estranho convencional", mas muito menos do que o que você realmente é. Aqui não existe moda ou tendência: existe calça jeans com botas. Only. heheheheh

Este post é pra mostrar pra vocês um pouco da moda das ruas do outro lado do mundo. 

Eu posto meus looks, e agora os da minha irmã, todos os dias, mas não me sinto no direito de tirar fotos do povo na rua sem que eles saibam, pra colocar aqui no blog. Então criei  no looklet.com o look básico que todas as jovens portugueses estão vestindo no momento, com variações para mais feio ou menos feio. hahahahahaha


A verdade gente, é que as portuguesas andam sempre confortáveis. Mas usar bota baixa e casaco quentinho não pressupõe que, para isso, a gente precise escolher as coisas mais sem graça de uma loja. Simplesmente a maioria das pessoas aqui se vestem todas iguais e sem muito gosto, estilo ou personalidade, por várias razões: conservadorismo, medo de ser tachada de prostituta, ou de cigana, ou de burra, ou de brasileira (pasmem!) ou ainda de ser vítima do olhar de nojinho do povo. 

Além disso, raramente você encontra uma portuguesa maquiada ou com as sobrancelhas e unhas feitas. Não que isso seja primordial, nem que isso comprometa a beleza de alguém, mas é só pra mostrar como no Brasil somos tão mais ligadas nisso. 

Algumas coisas, porém, eu admiro nas portuguesas. Elas são mais naturais, menos montadas que as brasileiras e na rua, você consegue identificar quem é portuguesa, pela forma simples de se vestir, por raramente pintarem os cabelos ou fazerem chapinha. Muitas são até descuidadas demais, mas pelo menos não são reféns dessa busca louca por beleza.

É uma mentalidade muito diferente do que se vê no resto da Europa e por isso eu digo que Portugal não é Europa, é só um território que faz parte do continente, mas que em termos de mente aberta, tá bem longe do ideal europeu.

Como aqui faz frio, o trio botas+calças(ou leggings)+casaco é sempre necessário, mas se Portugal realmente fosse Europa, os looks bem que poderiam ser assim:


Bem mais interessante né? Assim você poderia transitar em Londres, Amsterdã, Berlin ou Paris sem estresse e com muito estilo. :)

Beijos, Carols

You Might Also Like

7 comentários

  1. Mas mulher muito montada fica feia. Aqui também percebo logo que é brasileira, porque além de montar muito, usa roupas totalmente sem graça, acha que se está com grife é antenada (argh). Melhor assim, fora aquele loiro mal feito com as raizes aparecendo que me causam asco.
    Eu acho incômodo sair com anel, brinco, pulseira, colar, relógio a porra toda. O exagero eu deixo pra aqueles eventos especiais e olhe lá!

    (quanto a viagem à Paris, tudo tem seu tempo)

    =)

    ResponderEliminar
  2. olá! antes de mais nada, parabéns pelo blog. dá uma olhada nisso aqui http://oalfaiatelisboeta.blogspot.com/ apenas um contraponto. sou brasileira, moro no bairro alto. por aqui encontro muita gente com estilo. moda é outra coisa.

    ResponderEliminar
  3. Oi Manu!!!! Adorei o blog que você me indicou!! Muito legal e com gente realmente muito estilosa! O Bairro Alto realmente é outra realidade, quase deslocada do resto de Portugal...hehehe...Eu sempre morei perto de Cascais e mesmo andando por Lisboa, raramente vejo alguém com um estilo diferente. Contudo, adorei conhecer esse blog que você indicou...mostra realmente uma parte lisboeta que eu, particularmente, nunca vi.

    Obrigada pelo comentário e indicação!! :)
    Beijoss!

    ResponderEliminar
  4. WOW

    O site tem muita galera com estilo mesmo(manu)!

    Carol pow, vai catar uma galera assim !

    ResponderEliminar
  5. Olá ! Primeiro de tudo parabéns pelo blog , adorei!
    Sem dúvida que concordo. Sou de Portugal e vejo exactamente isso. São muito poucas as pessoas que têm um estilo próprio, ou então que usam a moda a seu favor. Acho que Portugal, tendo 4 estações do ano, que dá para usar de TUDO, podia ser muito mais estiloso. hahaha :)

    mais uma vez concordo, e amei os looks :D (também tenho conta no looklet, está aqui se quiser ver : http://looklet.com/user/599892)

    beijos, inês *

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11.12.11

    Ola :) eu moro há quase 5 anos em Portugal e posso dizer que não é bem assim. Quando vou para Lisboa, sim, percebo como elas são relaxadas. Mas aqui no norte (moro em Braga), elas são o cúmulo da arrumação. A Universidade parece um desfile de moda, maquiagem e detalhes como unhas sempre bem feitas, cortes de cabelo e tratamentos pra chuchu...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo27.2.13

    Carol vem visitar o Porto, e desde cedo vais notar que não é bem assim. As mulheres aqui são bem arrumadas, pintam os cabelos, fazem as unhas e por vezes ate chegam a exagerar na maquilhagem. A moda também é importante para as mulheres do Porto, e acho feio generalizar um país e quase classifica-lo como "não fashion" apenas conhecendo uma cidade, ou ate por vezes um ou dois bairros. Como em todo o lado há mulheres descuidadas, mas muitas mulheres também são lindas e completamente fashion. Procura algumas figuras conhecidas daqui como Rita Pereira, Mariana Monteiro ... ou se quiseres pessoas mais "normais", simples blogueiras como Inês Mocho ou Ana Garcia Martins (popularmente conhecida como A Pipoca Mais Doce), e acredita que vais ver que Portugal sabe estar na moda e sabe estar bem "arrumado".
    Nada contra as afirmações que fizeste, até porque para além de todos terem a sua liberdade de expressao, sempre gostei muito do teu blog e comento isto passados quase uns tres anos, mas não consegui passar em branco. portugal é um país tão bom ou igual como qualquer outro na Europa, talvez pela situação que está a passar as pessoas nao tenham tanta disponibilidade financeira ou psicologica para montar um bom look.

    Beijo Carol, e da proxima vez que vier a Portugal venha conhecer o meu Porto e me diga se continua com a mesma opiniao ;)

    p.s. sim é verdade essa moda das botas de esquimó, mas foi uma "panca" temporaria que deu nas meninas do liceu

    ResponderEliminar

Subscribe